A Polícia Federal (PF) apreendeu na terça-feira, 19, na sede do município de Rorainópolis, região Sul de Roraima, um envelope contendo cédulas falsas. Com informações dadas por comerciantes da região, foi identificado um suspeito que estaria distribuindo cédulas falsas.
Com o apoio de empresas do setor de encomendas, policiais federais localizaram um pacote com cédulas falsas endereçado ao suspeito. O trabalho contou com o apoio da Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moeda da Polícia Federal.
Quando vistoriadas as notas arrecadadas, percebeu-se que elas tinham características similares às verdadeiras, simulando seus elementos de segurança, mas repetiam o mesmo número de série, impossível de ocorrer com uma nota verdadeira.
A ação faz parte da Operação Rebote Fakes V, da Polícia Federal, realizada em 10 Estados do Brasil, concomitantemente. O trabalho evita a circulação de cédulas falsas no mercado da região, o que gera inflação e desvalorização da moeda, além dos prejuízos aos comerciantes.
Balanço
Nos últimos dois anos a Polícia Federal apreendeu mais de R$ 20 milhões em cédulas falsas. Os indiciados pelo crime de moeda falsa, previsto no artigo 289, § 1º Código Penal, podem ser condenados a até 12 anos de reclusão.