Cotidiano

Polícia vai reforçar segurança na fronteira para conter a violência

A imigração em massa de venezuelanos está provocando uma onda de violência em Pacaraima, município a 225 quilômetros da Capital pela BR-174, na fronteira Norte do Brasil. Anteontem, dia 03, dois venezuelanos foram mortos a facadas em via pública em Pacaraima. O número de furtos e arrombamentos também aumentou, segundo a polícia.

Policiais militares informaram à Folha que todo dia venezuelanos são presos na cidade, suspeitos de furtos e de assaltos. O número de arrombamentos de casas e lojas também aumentou. Antes da chegada dos venezuelanos, segundo os PMs, o serviço era mais calmo.

Os empresários são os que mais reclamam da falta de segurança, pois, segundo eles, viraram os alvos preferidos dos bandidos venezuelanos. Os arrombamentos seguidos de furtos residenciais agora são comuns no município na fronteira com a Venezuela. Moradores cobram mais policiamento nas ruas.

PM – Por meio de nota, a Polícia Militar de Roraima informou que atualmente a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (CIPMFron) conta com um efetivo de 33 policiais, dispõe de três viaturas e três motocicletas, tendo realizado ações baseadas na filosofia de Policiamento Comunitário, campanhas de cunho Social e projetos de prevenção primária.

Na sede do município, segundo a nota, a PM tem realizado o policiamento ostensivo diariamente e as operações “Recobrimento” e “Fecha Quartel”, que tem como objetivo evitar crimes realizados na área de fronteira.

De acordo com o comandante do Policiamento do Interior, coronel Waney Vieira, “o aumento do fluxo migratório transitório não tem impactado significativamente no número de ocorrências atendidas pela Polícia Militar no Município de Pacaraima”. “Alguns pequenos furtos têm sido registrados nesse período devido ao grande número de pessoas transitando, porém os casos de grande vulto, como os homicídios registrados recentemente, são esporádicos”, ressaltou.

Além disso, frisou que o Sistema de videomonitoramento implantado no município tem sido fundamental para reforçar a segurança em áreas de fronteira, oferecendo suporte às equipes que atuam no policiamento ostensivo dos municípios e garantindo à população uma atuação mais preventiva.

O Comando de Policiamento do Interior está planejando uma operação com a finalidade de controlar o fluxo migratório na região, bem como monitorar os possíveis problemas ocasionados, evitando crimes nas áreas de fronteira. A instituição vem trabalhando em parceria com a Guarda Nacional da Venezuela para continuar cumprindo com seu objetivo junto à sociedade roraimense.

POLÍCIA CIVIL – O diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), delegado Renê de Almeida, disse que nos próximos dias Pacaraima contará com mais um delegado e mais agentes de polícia. Serão dois delegados, um titular regional e o outro titular do município. A medida da Polícia Civil também tem como objetivo reforçar os trabalhos investigativos em Pacaraima. (AJ)