Para reforçar técnicas de defesa pessoal, imobilização e policiamento em embarcações, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) capacitou 43 profissionais de segurança pública de todo o país que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA). Dois agentes da Polícia Civil de Roraima concluíram o curso.
O grupo participou da 7ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras (CUEF), realizado por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen). As aulas aconteceram em Chapecó (SC) e tiveram uma carga horária de 96 horas.
Entre as disciplinas da capacitação estavam procedimentos frente a ocorrências fronteiriças, identificação veicular e principais fraudes associadas, atendimento pré-hospitalar tático, tiro policial e táticas para confrontos armados, técnicas de abordagem policial, técnicas de patrulha e comunicações policiais, policiamento em embarcações, natação utilitária, técnicas de imobilização e condução, princípios de sobrevivência e georreferenciamento aplicado à segurança pública.
Para o agente de Polícia André Henriques Martins, o Estado de Roraima tem uma peculiaridade, por que tem fronteira com a Venezuela, Guiana, e faz divisa com o Amazonas e a preocupação da administração da Polícia Civil foi no sentido de capacitar os policiais civis que atuam nessas fronteiras.
“Nós aprendemos bastante. A finalidade do curso era integrar policiais de vários estados e foi o que aconteceu. Nós vamos difundir e repassar aos colegas”, disse o agente.