Cotidiano

Policiais militares auxiliam parto e salvam vida de bebê indígena

Após o nascimento, a guarnição verificou que a criança estava sem os sinais vitais e após tentar reanimá-lo, o levaram para o Hospital da Criança

Nessa segunda-feira, 12, quando foi comemorado o Dia das Crianças, uma equipe de policiais militares foi fundamental para ajudar a salvar a vida de um bebê que nascia dentro de um veículo.

A guarnição da VTR 004, do 1º Batalhão da Polícia Militar, estava em patrulhamento na avenida das Guianas, no bairro São Vicente, quando se deparou com um veículo parado no semáforo. Os ocupantes, ao avistarem a viatura policial, pediram apoio, pois no interior do carro havia uma mulher indígena em trabalho de parto.

O bebê foi reanimado por uma equipe de médicos do Hospital da Criança Santo Antônio (Foto: Divulgação)

Após o nascimento, a guarnição verificou que a criança estava sem os sinais vitais e de imediato, o sargento que comandava a equipe iniciou as manobras de reanimação no recém-nascido. Como a criança não reagia, os policiais decidiram se deslocar até o Hospital da Criança por conta da proximidade do local, e da gravidade que o caso apresentava.

Com o apoio da viatura, o deslocamento foi realizado de forma rápida. No hospital a equipe de médicos iniciou os procedimentos de reanimação que duraram cerca de 30 minutos, até que os sinais vitais do recém-nascido reapareceram.

A mãe e o bebê, depois de estabilizados, foram encaminhados ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). A equipe de policiais acompanhou todo o trajeto para certificar que os dois estavam bem.