Mais de 300 policiais penais que atuam nas unidades prisionais do estado serão vacinados contra a covid-19 a partir desta quinta-feira, 13. A informação foi dada pelo Governo do Estado.
O Governo informou ainda que o objetivo é acelerar a vacinação contra a covid-19 e garantir que o maior número de pessoas seja protegido contra a doença.
De acordo com o secretário de Saúde, Airton Cascavel, graças ao empenho da gestão, serão imunizados os policiais penais garantindo a inclusão deles no grupo de forças de segurança e salvamento, uma vez que se enquadram no conceito de agentes de segurança pública e, portanto, pertencem ao grupo prioritário de vacinação.
“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, vai vacinar cerca de 336 pessoas incluídas nesse grupo. A segurança pública recebe toda a atenção do estado, uma vez que reúne trabalhadores que exercem um papel fundamental na preservação da ordem pública, por isso, não poderíamos deixá-los de fora da imunização nesse momento”, esclareceu o secretário.
No dia 13 de abril, a juíza Joana Sarmento concedeu a medida liminar para que os policiais penais fossem incluídos no grupo prioritário da segurança pública.
Conforme a gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Alice Dantas, os policiais penais deverão ser atendidos proporcionalmente, junto com os servidores que integram o grupo das forças de segurança e salvamento.
“Para garantir a imunização desse público e a continuidade da vacinação das pessoas que integram os outros grupos prioritários, entregamos ontem [11] para a Prefeitura de Boa Vista mais vacinas e os informativos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para que todas as dúvidas possam ser esclarecidas. Trata-se do reconhecimento destes profissionais que atuam na garantia de vida e saúde dos reeducandos e que, graças ao empenho do Governo do Estado, poderão ser imunizados e continuar trabalhando com mais segurança”, complementou.