Cotidiano

Policiais penais que fazem escolta de presos denunciam corte de benefício

Servidores foram avisados que deveriam “providenciar sua alimentação” porque o ticket seria disponibilizado apenas aos servidores da Saúde; Secretaria de Saúde (Sesau) informou que servidores recebem alimentação normalmente

Policiais penais entraram em contato com a Folha BV para denunciar que o benefício do ticket alimentação, concedido aos servidores, teria sido cortado para os profissionais escalados no plantão para o Hospital Geral de Roraima (HGR).

Em mensagem obtida pela Folha BV, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) avisou que os servidores escalados pra escolta dos presos no HGR deveriam “providenciar sua alimentação” porque não seria disponibilizado o ticket aos policiais, mas somente aos servidores da Saúde, conforme o repassado pela servidora do hospital que é responsável pela logística da alimentação da unidade.

“Em todo esse tempo nos alimentamos no hospital sem problema nenhum, aí foi só esses gestores da Sejuc tomarem posse que começou essa covardia [sic]. Dizem que não temos direito por conta do auxílio-alimentação. Mas não se justifica porque os policiais militares se alimentam lá e o auxílio deles é maior que o nosso. Além disso,a alimentação é para os acompanhantes dos presos, e nós somos”, disse um dos denunciantes, que não quis se identificar.

Resposta

Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que os servidores lotados nas unidades da rede estadual de saúde, bem como pacientes, acompanhantes, incluindo agentes que realizam escolta de pessoas privadas de liberdade, recebem alimentação normalmente durante a permanência na unidade de saúde.

A medida não impossibilita o fornecimento de auxílio-alimentação aos policiais penais, uma vez que se trata de direito adquirido e faz parte da remuneração mensal do servidor.
 
A Sesau orienta ainda que, qualquer queixa referente ao atendimento deve ser comunicada imediatamente para a Direção ou Ouvidoria do Hospital para devidas providências.

Há também a opção de formalizar reclamação presencialmente na Ouvidoria Geral da Rede Estadual do SUS, que está funcionando na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, no bairro dos Estados (no prédio do TFD).