Cotidiano

Poluição sonora lidera ranking de reclamações

Das 342 ligações registradas desde o início do mês, 119 foram denúncias de poluição sonora

Segundo relatório, as solicitações que ocupam o topo do ranking de reclamações recebidas pela Central de Atendimento 156 são as ocorrências de poluição sonora.

A constatação é baseada em relatórios do início deste mês, apresentados pela coordenadora do atendimento, Rosilene Rezende. Nele, das 342 ligações registradas, 119 foram denúncias de poluição sonora, seguida de 78 pedidos de troca de lâmpadas queimadas, relacionados à iluminação pública, e 57 reclamações de lixos em terrenos baldios.

As demais ligações são sobre transporte público, comércio irregular e para esclarecer informações.

A coordenadora ressaltou que ocorrem ainda ligações equivocadas. “Problemas com esgoto, por exemplo, não é responsabilidade do município. Se for um problema da prefeitura, damos o devido prosseguimento. O que ocorre é que muitas vezes as pessoas não sabem o que é responsabilidade da gestão municipal, e cobram algo que depende de outras esferas”, disse.

Segundo o supervisor de atendimento, Adriano Barreto, na Central 156 os atendentes têm como ferramenta principal de trabalho um moderno sistema de registro de ocorrências. A ferramenta possibilita maior agilidade e controle.

 “Ao ligar e fazer uma solicitação, o cidadão terá seu pedido encaminhado via internet para a respectiva secretaria. Será o órgão municipal competente que dará solução ao problema e daqui da central monitoramos o andamento do registro. É claro, que algumas situações precisam de mais prazo que outras para ser solucionadas”, esclareceu Barreto.

Para garantir a qualidade dos serviços, a Central 156 emite relatórios semanais que mostram as ocorrências por secretarias, com detalhes dos registros.

Nesse último caso, consta dados como a descrição da ocorrência, o nome do munícipe, o contato e também o parecer da secretaria responsável.

Quando concluído, o cidadão recebe uma ligação da Central 156 para avaliar o serviço realizado. Porém, isso só é possível quando as ligações são identificadas e não são anônimas.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

A Central atende aos moradores de Boa Vista 24 horas por dia, sete dias na semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados e chega a receber até 100 ligações por dia. As chamadas englobam reclamações, solicitações e pedido de informações, em sua maioria que surgem de denúncias anônimas.

Fonte: PMBV