Cotidiano

Ponte caindo aos pedaços coloca em risco moradores do Olímpico e Jóquei

Moradores relatam acidente na ponte de madeira, inclusive com um caso de ferimento grave sofrido por uma jovem

Os moradores que utilizam a ponte da rua Ônix – que liga o bairro Jardim Olímpico ao Conjunto do Servidor Público, no bairro Jóquei Clube, zona Oeste – afirmam que enfrentam há anos um grande problema: a estrutura de madeira encontra-se em condições precárias, tornando possível apenas a passagem de pedestres e ciclistas. As condições precárias representam um risco para as crianças que passam pelo local a caminho da escola. A Prefeitura de Boa Vista afirma que o local é uma área de preservação ambiental e que estuda uma forma de melhorar a estrutura.
O pedreiro Nilton Gonçalves, que mora no Jardim Olímpico há seis anos, disse que, durante este tempo, nunca viu nenhum tipo de reforma na estrutura da ponte, por isso foi se deteriorando. “Algumas tábuas já foram removidas devido à ação do tempo e de vândalos, deixando espaços entre as restantes. Quando me deparo com uma situação dessas, eu mesmo realizo os reparos necessários, porém, nem sempre tenho condições”.
A filha de Gonçalves já se machucou na ponte. A jovem de 19 anos atravessava o local quando escorregou em uma brecha entre as tábuas. “Ela cortou a perna em um pedaço de madeira. O corte foi tão profundo que ela levou mais de 10 pontos. Me preocupo com as crianças que estudam na Escola Estadual Pedro Elias, que durante o ano letivo atravessam o local diariamente”, disse.
O morador disse que, por diversas vezes, procurou a Secretaria Municipal de Obras para solicitar a reforma ou a construção de uma nova ponte. “Todas às vezes me informaram que iriam tomar uma providência, mas até agora nada foi feito. A última desculpa foi que a ponte está em uma área de preservação ambiental e que levaria tempo para realizar algum reparo”, relatou.
Outro problema enfrentado pelos moradores é o mato que cresce nas proximidades da ponte. Gonçalves relatou que, desde que reside no Jardim Olímpico, o local nunca foi limpo. “É comum ver equipes de limpeza pela cidade, porém, não aqui. Quando o mato está muito alto, eu mesmo capino o local, pois se formos esperar a prefeitura, nada será feito”, frisou.
Conforme os moradores, durante a campanha eleitoral em 2012, a então candidata Teresa Surita (PMDB) prometeu resolver o problema da ponte, caso eleita. “Estamos aguardando até hoje ela cumprir com a promessa. Já estamos cansados desta situação, algo precisa ser feito”, disse o morador.
A diarista Maria Aparecida Souza, que também mora no Jardim Olímpico há mais de 10 anos, disse que atravessa a ponte todos os dias. “Faço faxina em algumas casas no Conjunto do Servidor Público e, para chegar lá, sou obrigada a atravessar a ponte. Graças a Deus nunca aconteceu nada comigo, mas uma vez eu tropecei em um espaço vazio e quase caí com minha bicicleta na água. Alguma providência precisa ser tomada, não aguentamos mais esta situação”, afirmou. 
PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista informou que o local trata-se de uma Área de Preservação Permanente (APP) e que a ponte é uma passagem apenas para pedestres. Afirmou que será estudada uma forma para melhorar a estrutura do local sem danificar a área. (I.S)