Uma ponte de madeira sobre o igarapé Jauarizinho desabou enquanto um caminhão de carga passava pelo local nesse domingo (4). A passagem fica no quilômetro 27 da vicinal Transmacuxi, no Município de Normandia, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
O caminhoneiro e seu ajudante conseguiram sair do veículo ilesos. Por outro lado, o motorista informou à equipe da Defesa Civil estadual e ao prefeito de Normandia, Wenston Raposo (PSD), que teve um prejuízo de R$ 100 mil e buscava apoio para retirar, do curso d’água, o caminhão que transportava materiais de construção.
As vítimas foram levadas até a comunidade São Francisco, onde familiares o buscaram para levá-los à cidade vizinha de Uiramutã, onde moram.
As obras de manutenção da estrada, que inclui a ponte que caiu, são conduzidas pelo governo estadual. A Secretaria de Infraestrutura disse ter acionado a empresa responsável pela manutenção de pontes para fazer o levantamento do que será necessário para iniciar o trabalho de reconstrução da passagem.
Enquanto isso, embarcações auxiliam na travessia de pessoas na estrada, que para moradores das adjacências, diminui o percurso até a capital Boa Vista em até 40 quilômetros. O prefeito de Normandia disse que já alertava para que, no máximo caminhonetes, passassem pelo local devido ao risco da ponte desabar, mas que o comunicado foi ignorado pelo caminhoneiro.
*Por Lucas Luckezie