Cotidiano

Pontes de madeira na RR-325 estão caindo

Estrada foi asfaltada, mas o governo não realizou obras de manutenção nas pontes de madeira nem as substituiu por pontes de concreto

As condições das pontes de madeira na RR-325, na região de Samaúma, no Município de Alto Alegre, Centro-Oeste de Roraima, preocupam os moradores, pois eles temem que tragédias maiores possam ocorrer a qualquer instante. Um agricultor, com a identidade preservada, informou que nos locais há intensa trafegabilidade de agricultores, pecuaristas, piscicultores, fazendeiros e assentados com produtos para escoação.

Segundo ele, a estrada está asfaltada, mas não houve preocupação dos gestores em recuperar ou fazer manutenção das pontes de madeira. O agricultor informou que esta situação não é recente. “Esta estrada é muito utilizada e várias vezes as pontes apresentaram problemas. Todas deixam a desejar”, frisou. “De Alto Alegre até a ponte de concreto que vai para Samaúma, são três pontes. A primeira está regular; a do meio, caiu; e na terceira atearam fogo e está para cair”, descreveu.

A primeira ponte está localizada sobre o igarapé Mucajaí; a segunda, sobre o igarapé Bicho; e a terceira, está sobre o igarapé Comissão. Para ele, não adianta acionar o governo, pois eles não aparecem para verificar a situação local.

No final de semana, o motorista de uma empresa de  materiais construção levou um susto ao passar pela segunda ponte. Carregado com brita, o veículo despencou juntamente com a estrutura de madeira devido ao peso. Não houve feridos. Para o agricultor, sem uma ponte e a outra comprometida, a população terá custos maiores, pois será necessário passar por Mucajaí, município vizinho, para chegar ao destino pretendido.

Para o agricultor, houve omissão por parte do poder público. “Há dois deputados com fazendas na região e que trafegam pelas pontes, além de outras autoridades. Mesmo assim, as pontes continuam desse jeito”, destacou ao chamar a atenção para o fato de que o problema é de conhecimento das autoridades.

SEINF – O Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (Deit), por intermédio da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), informou que fez um levantamento sobre a situação das pontes de madeira localizadas ao longo da RR-325, inclusive com relatório fotográfico, e conclui a elaboração de projetos executivos para iniciar o processo de licitação a fim de contratar empresa para fazer as obras de reconstrução das pontes.

Para reconstrução de duas delas, a do igarapé do Bicho, cuja estrutura já apresentava desgaste acentuado e sofreu danos maiores na sexta-feira após a passagem de um veículo pesado, e a do igarapé Comissão, já existem processos licitatórios, mas estão sob análise da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração (Cofa), do Governo do Estado, para liberação de recursos.

Ainda conforme a nota, enquanto isso não ocorre, foram providenciadas, de forma emergencial, melhorias em um desvio já existente nas proximidades do Igarapé do Bicho para garantir transitabilidade na RR-325. (Y.G)