Moradores da Vicinal 19, localizada no município de Rorainópolis, informaram à FolhaBV que, em menos de 40 dias, reuniram recursos para recuperar uma ponte e construir outra sobre um bueiro rompido, que havia deixado os moradores ilhados.
De acordo com um morador da vicinal, a ponte do Pernambuco, como é conhecida, ficou quebrada por aproximadamente 15 dias, até que a população decidiu recuperá-la sozinha. Além disso, em 24 horas, construíram uma ponte sobre um bueiro no quilômetro 13 que havia rompido.
Entretanto, a população pede ajuda ao Governo de Roraima para que seja recuperada a ponte da Pedra, no quilômetro 12, que tem sofrido deterioração em razão das fortes chuvas.
OUTRO LADO
A Secretaria de Infraestrutura informa que desde 2019 o Governo de Roraima vem prestando apoio às prefeituras para recuperar vicinais e pontes. Inclusive nesse período de intensa chuva adotou medidas humanitárias com a Defesa Civil para a travessia segura de pessoas em trechos afetados com a cheia dos rios e igarapés.
Para continuar o trabalho de recuperação das vicinais e pontes, foram realizados dois processos licitatórios para contratar as empresas que serão responsáveis pelas obras nos 15 municípios do Estado, incluído Rorainópolis.
Na semana passada, o Governo do Estado por meio da Seinf realizou dois processos licitatório, um para contratar empresas para recuperar estradas e o outro para contratar empresas para recuperar pontes.
A assinatura do contrato com as empresas ocorrerá nesta semana e as obras estão previstas para iniciarem ainda neste mês, beneficiando todos os 15 municípios do Estado, incluído Alto alegre.
Os contratos com as empresas serão assinados essa semana e os serviços começam no mês de junho. Uma equipe técnica da Seinf já está trabalhando no mapeamento dos locais que serão contemplados com as obras de recuperação.
No total serão 15 lotes para a revitalização das vicinais, um para cada município. Para a recuperação de pontes de madeiras também foram contemplados 15 lotes. Os investimentos giram em torno de R$ 300 mil, de recurso estadual.
É necessário pontuar também, que de acordo com o entendimento do Tribunal de Justiça de Roraima, as vicinais são de responsabilidade das prefeituras. Ainda assim, o Governo de Roraima está prestando suporte com a Patrulha Mecanizada para recuperar as vicinais.