Cotidiano

População cobra calendário de visita

Diante da onda de assaltos na Capital, moradores temem que bandidos se disfarcem de agentes de endemias para atacar residências

Moradores de Boa Vista estão cobrando da Prefeitura que crie um calendário de visitas dos agentes de saúde às residências. Devido à onda de violência, com registro de vários casos de assaltos na Capital, as pessoas temem a ação de bandidos disfarçados de profissionais da saúde. Com data programada por bairros, seria mais fácil saber onde os agentes estão atuando.
Apesar de ser uma modalidade de crime não muito utilizada, o delegado titular do 4º Distrito Policial, Rodrigo Gomide, alerta para que as pessoas verifiquem as credenciais do funcionário de qualquer empresa ou instituição que necessite executar algum serviço domiciliar.
Durante o período que permanece em casa, a funcionária pública Cristiana Santana disse que deixa todas as portas e janelas trancadas. Ela afirmou que, depois que um de seus vizinhos foi vítima de assalto, passou a temer a ação de bandidos. “Há dois anos, a casa da minha vizinha foi assaltada por bandidos que afirmavam ser agentes de endemias. Desde então passei a prestar mais atenção neste tipo de profissional”, disse.
A servidora pública acredita que a divulgação de um calendário de visitas dos agentes de saúde iria contribuir para o fim deste tipo de crime. “Se a população souber o dia em que o agente de endemias for visitar seu bairro ou rua, já ficaria alerta para aqueles que passarem em outra data. Eu mesma não atendo pessoas desconhecidas que batem à minha porta”, frisou.
A dona de casa Marlene Marinho, moradora do bairro Pintolândia, zona Oeste, disse que sua região é perigosa. Ela relatou que já presenciou diversos assaltos na rua onde mora. “Quando estou sozinha em casa, eu tranco todas as portas. Hoje em dia, com essa onda de criminalidade, não podemos dar bobeira. Há cerca de três meses, um rapaz bateu na minha porta dizendo que queria verificar os focos de mosquito da dengue. Como não vi nenhuma divulgação na televisão ou no rádio, eu não o recebi”, afirmou.
PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação para saber se há um calendário de visitas de agentes de saúde às residências, porém não houve retorno até o fechamento da matéria. (I.S)