Moradores e comerciantes do Município do Amajari, Norte do Estado, estão denunciando que ultimamente estão tendo dificuldades e amargando prejuízos devido a constantes falta de energia elétrica na sede do município. Segundo eles, o problema estaria na falta de manutenção dos geradores da Companhia Energética de Roraima (Cerr), que quebram constantemente, obrigando a empresa a fazer racionamento com rodízio no fornecimento.
O problema tem deixado a comunidade sem energia por várias horas ou mesmo com oscilações na rede, o que tem provocado queima de eletrodomésticos e perda de mercadorias perecíveis, os obrigando a comprar gelo para conservar os produtos. “Não tem manutenção nos motores e, como trabalham 24 horas, tem que haver manutenção, senão quebram e deixam a população sem energia”, disse um morador.
“Há uma semana que estamos passando por transtornos pela falta de energia quase todos os dias”, disse o comerciante Josifran Alves de Lima. “Na quinta-feira, foi a tarde toda e hoje [ontem] estamos sem energia desde as 7 horas da manhã. Segundo os servidores da Cerr daqui, do Amajari, não tem previsão de voltar, já que o problema foi notificado para Boa Vista e aguardam a chegada de técnicos e de peças para o gerador. Durante a noite desta quinta-feira a energia chegou muito fraca e oscilando”, disse.
Ele informou que outros comerciantes também estão tendo prejuízos pela constante falta de energia, com perdas de muitas mercadorias. “Não sou somente eu que está tenso prejuízo, mas todos os comerciantes do Amajari. Inclusive, houve falta de energia na tarde de ontem e durante a manhã de hoje”.
Josifran Lima disse que, para amenizar a situação da falta de energia, na sede do Município, a Cerr está sacrificando as vilas, áreas de assentamentos e fazendas da região com o desligamento da linha de transmissão. “O gerador não comporta a carga de energia para suprir a demanda e os servidores do escritório da Cerr cortam o fornecimento de energia das fazendas, vilas e assentamentos durante um certo período. Depois ligam para poder manter a energização na sede. Mas agora o motor do gerador quebrou e não tem energia nenhuma”, frisou.
GOVERNO – O Governo do Estado informou que um dos geradores de energia que atende o Amajari apresentou um “problema técnico” na quarta-feira, 13, e já passa por reparos. “O fornecimento é mantido por outra máquina, mas devido ao excesso de carga no município, o fornecimento ficou comprometido e vem apresentando interrupções não programadas”, frisou.
A nota informa ainda que uma equipe técnica da Cerr já está fazendo manutenção no equipamento, como a troca de rolamentos e corrigindo disjuntores. Também pediu a compreensão da população e ressalta que, tão logo os serviços sejam concluídos, o fornecimento será normalizado. A nota não informa se há uma previsão da quando o fornecimento de energia voltará à normalidade. (R.R)