Com a reabertura do comércio no mês passado, ficou estabelecido pela Prefeitura de Boa Vista que toda população deve utilizar máscaras enquanto estiver fora de casa, e em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos.
No entanto, a equipe de reportagem da FolhaBV flagrou pessoas transitando por ruas, comércios, feiras e bares sem utilizarem o equipamento de proteção individual.
Quando houve a determinação por parte do executivo municipal, ficou estabelecido que quem estivesse sem a máscara poderia receber multa no valor de R$ 50 reais, e em caso de reincidência mais R$ 50 reais. A fiscalização ficou a cargo da Guarda Civil Municipal.
Além do decreto municipal, a Lei Estadual 1411 de 3 de junho de 2020, tornou obrigatória a utilização de máscaras de proteção por todas as pessoas que se encontrarem fora de seu domicílio em Roraima, enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus SARS-Cov-2.
A reportagem procurou a Prefeitura de Boa Vista para saber como está sendo feita a fiscalização, e por meio de nota foi informada que a fiscalização da Guarda Civil Municipal (GCM) ocorre diariamente em toda cidade desde o início da pandemia, orientando a população quanto às medidas recomendadas pela prefeitura.
A nota informa ainda que com a retomada das atividades comerciais em Boa Vista, as ações foram reforçadas nos principais pontos comerciais, com orientações ao uso obrigatório das máscaras.
A prefeitura reforça na nota que é importante a colaboração dos moradores para que os números continuem em queda, e que situação epidemiológica depende da colaboração das pessoas quanto ao respeito às recomendações de saúde.
A reportagem questionou ainda sobre o número de multas que foram aplicadas desde o início da exigência, no entanto, a prefeitura não respondeu.