Cotidiano

População pode optar por concessão tarifária branca

Tarifa Branca é destinada a empresa e residências que buscam economia de energia. A opção está disponível desde janeiro deste ano.

Desde o início deste ano já está disponível uma nova opção de tarifa para que empresas e a população de Roraima possam economizar com o consumo de energia elétrica. Ao escolher a Tarifa Branca o consumidor passa a ter possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana.

Nos dias úteis, o valor Tarifa Branca varia, dentro da área de concessão, em três horários: Ponta, aquele com maior demanda de energia; Intermediário, via de regra, uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta; Fora de ponta, aquele com menor demanda de energia.

Segundo a empresa responsável pelo fornecimento de energia no Estado, Roraima Energia, na ponta e no intermediário, a energia é mais cara. Fora de ponta, é mais barata. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor é sempre fora desta modalidade.

“As unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão de 127 ou 220 kWh, denominadas de grupo B, tanto para novas ligações como para as existentes com consumo acima de 250 kWh/mês. Já as unidades da subclasse baixa renda da classe residencial, do tipo iluminação pública ou que façam uso do sistema de pré-pagamento, não são incluídas”, afirma a empresa.

Solicitações e Prazos

De acordo com a empresa responsável, em 2019, apenas um cliente solicitou a Tarifa. Mas para optar pelo fornecimento, basta ligar  para a central de atendimento a clientes da Roraima Energia, 08007019120. Quem não se manifestar, mantém sua conta de luz no modelo atual.

A adesão será uma opção do consumidor e a solicitação deverá ser atendida pela distribuidora em até 30 dias. Já a adesão de uma nova ligação, no caso de o consumidor querer iniciar o fornecimento com aplicação da modalidade tarifária Branca, deve ser atendida pela distribuidora dentro dos prazos de, no máximo, de 5 dias em área urbana e 10 dias em área rural.