Cotidiano

População pode se sentir segura no Parque Anauá, afirma PM

Considerado o maior parque da região norte brasileira, o Parque Anauá voltou a ser um local frequentado depois de anos abandonado. Após uma revitalização, o parque foi aos poucos se tornando um local de diversão e prática de esportes para a maioria dos roraimenses. Contudo, ainda existem aqueles que se sentem receosos em ir ao local que, guarda na sua história, muita criminalidade. 

Para tranquilizar a população e incentivá-la a desfrutar dos milhares de quilômetros de área verde, o coronel da Polícia Militar, José Augusto Arruda de Souza, afirmou que um esquema de patrulha foi montado especialmente para garantir a segurança dos visitantes do parque.

“Tendo em vista o alto número de frequentadores em certos horários do dia e também aos finais de semana, foi montado um esquema que contempla a presença real de policiais durante os horários de pico, geralmente início da manhã e final da tarde, quando as pessoas fazem caminhadas e corridas, e também um esquema de polícia em potencial, em que uma viatura do Ronda do Bairro sempre circula pela área”, explicou.

Ele destacou que, além do revezamento de efetivo ainda, há no local outras guarnições que acompanham as atividades diariamente, como a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). “Podem ser órgãos, em teoria, independentes, mas todos eles se articulam muito bem na hora de atender uma ocorrência no local”, observou.

De acordo com o coronel, o trabalho tem trazido resultados. “É tudo devidamente planejado para que a população se sinta segura dentro do Parque. Tanto que as estatísticas mostram que estamos tendo quase zero de ocorrência no local por mês”, revelou o coronel Arruda.

Quem frequenta o local confirma as palavras da Polícia Militar. A aposentada Maria de Lurdes de Oliveira, 68 anos, caminha pelo parque todos os dias com o neto de nove meses, entre 18h e 19h. Ela afirma se sentir tranquila no local. “Já foi realmente muito ruim. Lembro que antigamente eu proibia minha filha de vir aqui até para eventos abertos, pois ficava com medo. Mas agora não, mesmo depois de escurecer, você sempre encontra um guarda andando ou passando de carro. É bom para a gente, que aproveita o Parque com a família”, avaliou a aposentada.

Para o estudante e jogador de futebol americano Jhionne Reis o Parque Anauá só traz benefícios. “Eu venho aqui quase sempre. Treino com meus amigos, corro para manter a forma, além de fazer pequenos piqueniques com a galera e sempre conhecer gente nova. Às vezes rola até uns namoricos”, brincou.

ESTRUTURA – Além da imensa área verde, o Parque Anauá possui um moderno espaço coberto para shows, a maior pista de bicicross da região Norte, uma pista de kart, anfiteatro, museu, parques infantis, espaço para aeromodelismo, restaurantes, lanchonetes, lago e escolas. (J.L)