Localizado no km 518 da BR-174, no Monte Cristo, em Boa Vista, o Viveiro Agroflorestal Cláudio Delai produz mudas de diversas espécies que são ofertadas gratuitamente para a população, por meio da a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
Para ter acesso, basta o interessado ir até a sede da Femarh na avenida Ville Roy, número 4935, no bairro São Pedro, e fazer um requerimento. As mudas podem ser doadas para plantio de produtores rurais ou para plantio residencial.
As mudas são de diversas plantas, incluindo frutíferas, como acerola, manga, jaca, banana, açaí, buriti e entre outros. No atendimento, os representantes da instituição irão informar quais são as mudas que já estão aptas para serem doadas.
O período de verão, que estamos agora, não é o melhor para buscar a muda, pois ainda estão na fase de plantação no viveiro. De acordo com os responsáveis pelo local, a melhor época é no início do inverno, no fim de abril e início de maio.
Hoje, dia 26 de janeiro, é celebrado o dia mundial da educação ambiental. Em função disso, a Femarh levou ao viveiro alguns estudantes do curso de Engenharia Florestal para conhecer o funcionamento do viveiro.
A chefe da divisão de educação da Femarh, Ana Carolina Rodrigues, contou à FolhabV sobre a importância da visita técnica dos alunos ao local. “Eles irão ver como é feito todo o processo, como é o processo da muda chegar até o agricultor, qual é a muda mais indicada a ser doada em determinado plantio e essas coisas” , afirmou. Ana também mencionou que a instituição realiza trabalhos de sensibilização com crianças em escolas.