Cotidiano

População precisa se adequar aos novos horários de voos e bancos

Apesar de Roraima ser um dos estados que não aderem ao novo regime de fuso horário no Brasil, alguns serviços sofrem alterações a partir de domingo, dia 19

A partir de domingo, dia 19, começa mais uma etapa do horário de verão, que consiste em adiantar os ponteiros do relógio em uma hora. A medida é observada apenas em algumas regiões do País, que apresentam a duração dos dias e das noites sofrendo alterações significativas ao longo do ano, reunindo condições excelentes para a implantação da medida do período primavera-verão, o que não é o caso dos estados da região Norte.
No entanto, apesar de Roraima não entrar nesse regime diferenciado e não precisar adiantar os ponteiros dos relógios, a população sofre com a diferença de duas horas em relação à Brasília (DF) e precisa se adequar a algumas alterações na rotina com modificações de horários de atendimento bancário e de viagens aéreas, por exemplo.
Durante o horário de verão, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima, Adauto Andrade, as agências bancárias de todo o estado passarão a funcionar no horário de 8h às 13 horas.
Já em outras repartições federais de atendimento ao público em Roraima, como a Receita Federal e as agências dos Correios, não haverá alteração no horário de atendimento.
Os voos das três empresas regulares que atuam em Boa Vista também terão os horários de saída e chegada adiantados em uma hora no período de horário de verão. Mas, segundo o diretor da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) em Roraima, Daniel Sobrinho, até a última sexta-feira, dia 10, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ainda não havia informando as alterações de horários de voos.
Em contato com as empresas aéreas, a GOL informou que o único voo com saída de Boa Vista, que chega às 2 horas e sai as 2h40, durante o horário de verão esse voo chegará à 1 hora e sairá à 1:40h. Na TAM, o voo da tarde, que chega às 13h44, com decolagem às 14h22, chegará às 12h44 e sairá às 13h22. O da madrugada, que chega às 4 horas e sai às 4h55, chegará às 3 horas e sairá as 3h55.  
Na agência da Azul em Roraima, a informação repassada foi a de que somente a Assessoria de Imprensa da empresa, em São Paulo, poderia fornecer dados sobre as mudanças de horários dos voos. No entanto, pelos números informados, a Reportagem da Folha não conseguiu contato e não obteve resposta do e-mail enviado. 
OBJETIVO – O Horário de Verão reduz a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, ou seja, que vai das 18h às 21 horas quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico de consumo denominado “horário de ponta”. Portanto, adiantar os ponteiros do relógio em uma hora, como acontece durante quatro meses no ano, permite que se aproveite melhor a luz natural, obtendo-se uma redução da ponta (apurada por medição pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS), em média, de 4% a 5% e poupa o País de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge seu ápice.
A redução média de 4% a 5% no consumo de energia no horário de pico durante os meses do Horário de Verão, normalmente de outubro a fevereiro, gera outros benefícios ao setor elétrico e à sociedade em geral, decorrentes da economia de energia associada. Quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque os troncos das linhas de transmissão ficam menos sobrecarregados. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios poderá ser de grande valia no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o óleo diesel ou combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evitará ajustes tarifários. (R.R)
Foto: Arquivo/ Folha A partir deste domingo, dia 19, os voos em Roraima chegarão e sairão mais cedo, e as agências bancárias passarão a atender das 8h às 13 horas, a partir de segunda-feira, dia 19