Cotidiano

População reclama de atendimento em unidade de saúde no Cidade Satélite

De acordo a denúncia, as senhas distribuídas para os pacientes são insuficientes em razão da alta demanda

A unidade de saúde Aygara Motta, localizada no bairro Cidade Satélite, foi alvo de reclamações por conta da qualidade do seu atendimento. Denúncias feitas recentemente à Folha relatam que a quantidade de senhas distribuídas para marcação de exames é insuficiente para a demanda de pacientes.

De acordo com uma leitora, que preferiu não se identificar, na unidade de saúde do Cidade Satélite são distribuídas diariamente apenas 12 senhas de atendimento. Como a quantidade sendo pequena para os pacientes, a informante revelou que apopulação precisa madrugar e chegar ao local por volta das 5 horas da manhã, quase duas horas antes do início dos atendimentos, às 7 horas.

Por conta destas circunstâncias, outra situação recorrente, relatada pelos moradores, é a procura por outras unidades de saúde, como o Pronto Atendimento do Hospital Geral de Roraima (HGR) e as clínicas particulares.

É o caso de uma moradora do bairro Cidade Satélite, que, mesmo morando nas proximidades do posto de saúde, prefere optar por outras formas de atendimento. “A gente nunca consegue nada aí. Na verdade, quando eu vou me consultar aí, eu prefiro ir para outro lugar. Vou no particular”, revelou.

Segundo a moradora, o motivo para essa escolha é em razão das dificuldades para marcar exames, que nem sempre são ofertados na unidade de saúde. “A gente vai aí fazer exame e não tem, aí tem que marcar em outro lugar, e demora. Tem essas dificuldades. Então prefiro ir em outras unidades de saúde, que eu consigo melhor e mais rápido do que aqui. Mas nem todo mundo tem essa oportunidade”, informou.

Outra denúncia feita pelos moradores do bairro Cidade Satélite é que o local não funcionaria nas sextas-feiras para atender a população, somente em expediente interno, o que também atrapalha a assistência à população.

OUTRO LADO – Questionada sobre unidades básicas de saúde, a Prefeitura Municipal de Boa Vista informou, por meio de nota, que tem trabalhado para fortalecer o credenciamento do serviço laboratorial e que a unidade de saúde Aygara Motta, localizada no bairro Cidade Satélite, está funcionando normalmente, durante todos os dias da semana.

Em relação à marcação de exames na unidade Aygara Motta, a Prefeitura informou que “não há um limite de cotas por dia e que as unidades trabalham com um número de cotas de exames definidos a partir de um cálculo com base na demanda da região”.

Segundo a administração municipal, o método utilizado no atendimento dessa demanda encaixa os pacientes em um cronograma com projeção mensal, por isso “não há necessidades de chegar pela madrugada” e “todos os pacientes são agendados”.

Já em relação ao funcionamento somente para expediente interno, a PMBV negou a informação de que haveria uma data específica para isso e afirmou que “as unidades básicas são fechadas única e exclusivamente em ocasiões extraordinárias e a população é avisada com antecedência”. (P.C)