Cotidiano

População reclama de falhas no serviço

Boa-vistenses reclamam que não conseguem atendimento na Central 156 da Prefeitura de Boa Vista

A Central de Atendimento 156 da Prefeitura Municipal de Boa Vista tem sido alvo de reclamações dos boa-vistenses. O serviço, criado para atender as queixas e solicitações do cidadão, como troca de luminárias, poluição sonora, tapa buracos, maus-tratos a animais entre outros serviço, tem apresentando falhas. Alguns relatam que as ligações não completam ou, quando o atendimento é realizado, o tempo de espera na linha é longo.
O servidor público George Rodrigues relatou que, no final de semana, o vizinho estava ouvindo música em um volume alto. Como não houve diálogo entre as partes, ele resolveu ligar para o 156. “Passei mais de meia hora tentando ligar. Ouvi por diversas vezes uma mensagem informando que o número não existia”, disse.
Rodrigues relatou que, quando foi atendido, teve que esperar por mais 40 minutos na linha. “Fiquei ouvindo uma musiquinha enquanto esperava um atendente desocupar. Acabei desistindo, pois o vizinho desligou o aparelho de som, pois não havia mais motivos para reclamação”, explicou.
O empresário Marcelo Martins afirmou que a lâmpada do poste da iluminação em frente a sua residência, no bairro Caranã, zona Oeste, está queimada há mais de um mês. Devido ao longo tempo corrido, ele acabou optando por registrar a reclamação através do 156, mas não conseguiu completar a ligação. “A ligação falhou por diversas vezes. Em algumas tentativas, ouvi uma mensagem dizendo que o telefone não existia”, comentou.
A dona de casa Maria Aparecida Fernandes já tentou registrar reclamações sobre a rua onde mora, no bairro Pintolândia, também na zona Oeste, onde os buracos causam prejuízos aos donos de veículos. “Esse problema é antigo. Já registrei denúncia no 156 três vezes, mas nunca resolveram. Mas confesso que enfrentei problemas nas ligações, algumas vezes elas não completavam”, disse.
PREFEITURA – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que, na semana passada, um técnico da empresa de telefonia Oi fez uma vistoria na Central 156 e não identificou qualquer problema. O técnico informou que o problema das ligações que não completam seria na operadora da ligação originária. Diante do novo questionamento, a prefeitura afirmou que chamará novamente o técnico da empresa para uma nova vistoria.
“A prefeitura informa ainda que a central é monitorada 24 horas por técnicos, qualquer problema no sistema é gerado um relatório para que seja solucionado. A Central 156 recebe diariamente em média 100 ligações com reclamações, solicitações de serviços, denúncias e elogios sobre todas as áreas que competem ao município. A denúncia de queimadas, poluição sonora, pedidos para troca lâmpadas dos postes e coleta de entulhos e galhadas lideram o ranking de ligações”, diz o e-mail enviado à Folha. (I.S)