Cotidiano

População reclama de problemas no sistema dos Correios em Caroebe

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) voltou a ser alvo de reclamação de usuários. Na manhã de ontem (25), usuários da única agência de Caroebe, região sudeste do Estado, enviaram denúncia à Folha sobre problemas no sistema da unidade. Conforme e-mail recebido pela redação, um morador, que não quis se identificar, disse que os serviços estão parados há mais de uma semana. “Os atendentes relataram que o sistema está em manutenção e que não há previsão de retorno. Isso é um desrespeito com os moradores da cidade!”, disse.
Por telefone, conversamos com a moradora Catarina Taligiane. Segundo ela, o problema da inoperância do sistema é antigo e sempre que ocorre, os moradores são forçados a recorrer às agências de municípios vizinhos. “O sistema funciona bem por três dias e fica sem funcionar por dois, e assim sucessivamente. Muita gente já reclamou. Particularmente nem conto com esse serviço, porque praticamente a gente não o tem”, desabafou.
Além dos serviços básicos de envio e recebimento de correspondências e encomendas, outras atividades têm sido prejudicadas pelas constantes quedas do sistema. Clientes do Banco do Brasil, por exemplo, ficam impossibilitados de movimentarem suas contas na agência dos Correios, na cidade. “Ainda bem que aqui nós temos a agência da Caixa, na lotérica. Mas quando não há dinheiro na lotérica, o jeito é ir até a agência do município vizinho”, frisou a moradora.
CORREIOS – A Diretoria Regional dos Correios informou que os problemas sistêmicos na agência em questão se devem às constantes quedas do fornecimento de energia no município, o que, às vezes, causa danos aos equipamentos e, consequentemente, causa a interrupção da rede de forma temporária. Quando ocorrem as quedas no link de internet, a estatal aciona a empresa contratada para verificar o erro e tomar as medidas cabíveis, já que não possui sistema próprio. “Ao constatar falhas no sistema, os Correios entram imediatamente em contato com a prestadora do serviço e solicita reparação”, finalizou a empresa em nota.
CERR – A Folha entrou em contato com a Companhia Energética de Roraima (Cerr) para saber os motivos e quais providências estão sendo adotadas para resolver o problema, mas, até o fechamento dessa matéria, às 19h30, não obteve retorno. (M.L)