O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), restringiu o uso de etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro, que será utilizado somente em casos de acidentes e sinais claros de embriaguez. O objetivo é evitar o avanço da pandemia de Coronavirus (Covid-19)
“É bom esclarecer que as boquilhas do etilômetro são descartáveis, mas ainda assim tem a situação de proximidade do individuo abordado com o agente e o aparelho. A recomendação é que o uso do etilômetro seja exceção. Não está orientado o uso aleatório e o uso tem que ser feito quando houver extrema necessidade”, declarou Igo Brasil, diretor presidente do Detran.
Além da restrição da utilização do etilômetro, outras medidas tomadas sobre as atividades de fiscalização foram à suspensão das blitz e operações da entidade, restrição das abordagens aleatórias que estavam ocorrendo recentemente. Apesar disso, as rondas, os pontos fixos e as lavraturas dos autos de infração permitidos sem necessidade de abordagem estão mantidos. Para a execução das atividades, os agentes do Departamento estarão utilizando luvas e máscaras.
“Todas as cautelas em relação ao uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por parte do servidor nós temos tomado e aquele agente que faz parte dos grupos de risco da doença não estão sendo escalados para as atividades de fiscalização. Vamos seguir o decreto do governo estadual e manter essas recomendações por pelo menos quinze dias”, frisou Brasil.
ATENDIMENTO ONLINE – Outra medida tomada pelo departamento de trânsito é ampliar os atendimentos que podem ser realizados pelo site da instituição. Com isso, espera-se que o fluxo de pessoas na sede do Detran diminua drasticamente.
“Temos servidores fazendo a triagem de atendimentos e fluxo, que tinha cerca de 400 atendimentos por dia, diminuiu drasticamente. Estamos orientando a população para que busque nossos serviços online, por meio do nosso site (https://www.rr.getran.com.br/site/). Isso evita que o cliente venha pessoalmente ao Detran quando não é extremamente necessário”, concluiu o diretor presidente.