Cotidiano

Por mês, 30 mil se conectam nas praças

As praças públicas se tornaram também pontos de encontro virtual desde que o Wi-Fi passou a fazer parte desses locais públicos

O acesso gratuito à internet aumentou consideravelmente o movimento nas praças de Boa Vista. Além de entretenimento, os locais têm possibilitado à população, por meio da rede online, se comunicar, fazer pesquisas e até atividades profissionais. 

A Prefeitura iniciou o programa Boa Vista Online em março de 2014, oferecendo internet gratuita nas praças e pontos mais movimentados da cidade. “Por mês, são registrados mais de 30 mil acessos de dispositivos, o que representa aproximadamente 10% da população da Capital”, informou. Conforme os dados da Secretaria Municipal de Inclusão Digital, cerca de 90% dos acessos são em páginas sociais, mas os usuários também utilizam a internet gratuita para trabalhar e estudar.

Atualmente, o serviço é oferecido em nove pontos da Capital: no Terminal José Campanha Wanderley (Centro), nas praças Fábio Paracat (Complexo Ayrton Senna, no Centro), da Bandeira (São Pedro), do Cidade Satélite, Mané Garrincha (Tancredo Neves) e Asa Branca, além do Parque Germano Augusto Sampaio (Pintolândia) e da Orla Taumanan (Centro Histórico de Boa Vista).
A prefeitura informou que o serviço voltará a ser disponibilizado nas praças que estão sendo reformadas: das Águas e Ayrton Senna, e que será implantado na dos Bambus.

USUÁRIOS – Todos os dias, a qualquer hora, é possível ver pessoas conectadas à internet nas praças públicas. No Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, zona Oeste da Capital, muitas pessoas se aglomeram nas proximidades do sinal do wi-fi. O morador Hagman Castro disse que a internet beneficia os habitantes. “É algo muito bom, principalmente para as pessoas de baixa renda, que não têm condições de instalar um equipamento de rede sem fio em casa”.

Ele disse que também frequenta o ambiente como forma de lazer. “Tenho família e todos os fins de semana nós passeamos por aqui. O lugar é maravilhoso, um entretenimento necessário para nós”, complementou. Mas ele alertou que, apesar de ter uma guarita da Guarda Municipal, é importante as pessoas serem cautelosas devido à insegurança no local. “Há um horário certo de vir à praça, que é durante o dia e início da noite. A partir daí, fica perigoso. Aqui já houve briga de galeras e também casos de roubo e furto”, disse.

Outro morador da vizinhança, Edílson Pacheco, afirmou que a implantação da internet ajudou a população. “Muitas pessoas vêm até aqui até para resolver questões do trabalho ou utilizar as redes sociais. Há também os jovens que usam a internet para pesquisas e estudos da escola”, enfatizou. (B.B)