O vereador Sílvio Melo (PSB), do Município de Normandia, a Leste do Estado, denunciou o estado de deterioração dos postes de madeira da região. Na quarta-feira, 18, três deles tombaram em uma estrada, na zona rural, próximo à sede. Os moradores temem que aconteça uma tragédia, pois muitos postes estão na iminência de caírem.
Segundo o parlamentar, os postes não são trocados há mais de uma década e que eles têm um tempo de vida útil curto. “Eles foram instalados há cerca de 15 anos e estão quase todos em estado de deterioração. Vários deles estão a ponto de cair, tanto os da zona rural como os da sede do município. Hoje existe um grande risco de acontecer uma tragédia”, alertou Melo.
Os três postes que tombaram ficam em uma estrada próximo à sede, que dá acesso às chácaras e a algumas comunidades indígenas. “O tráfego de veículos é constante, mas, por sorte, no momento do acidente, nenhum ônibus, carro ou ciclista estava passando pelo local”, frisou o vereador.
Melo disse que se trata de um caso de urgência, frisando que a rede de fios elétricos é que está sustentando os postes. “Nós já procuramos a Companhia Energética de Roraima, mas a instituição informou que não faz o trabalho de prevenção. Ou seja, não realiza o serviço de troca dos postes de madeira”, complementou.
Segundo ele, somente quando os postes caem é que aparece uma equipe da Cerr para resolver o problema. “Enquanto não tombam, a gente fica à mercê da sorte, rezando para que nada de grave aconteça. Além disso, quando isso acontece, a energia é desligada e começam os transtornos, prejudicando aos comerciantes, as escolas, os bancos, os hospitais e a população em geral”, ressaltou.
O parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado. “Chamamos a atenção das autoridades governamentais, porque o serviço de troca dos postes de madeira deve ser feito com urgência. Com toda certeza, a qualquer momento vai acontecer uma tragédia na sede do nosso município ou nas estradas rurais. A gente teme por isso”, frisou.
GOVERNO – Em nota, o Governo de Roraima informou que Normandia está incluso no cronograma para a troca de postes, previsto para ocorrer no 2º semestre deste ano. “O sistema elétrico da Cerr é composto por mais de sete mil quilômetros de redes rurais, suportadas por aproximadamente 70 mil postes, sendo que 22 mil são de madeira, que serão substituídos por postes de concreto, pois possuem maior durabilidade”, informou. (B.B)