Cotidiano

Posto de combustível na fronteira com a Venezuela é reaberto

O posto de combustível que funciona na fronteira do Brasil com a Venezuela voltou a funcionar nesta quinta-feira, 4. O funcionamento foi liberado após um negociação entre a PDVSA, da Venezuela, e os indígenas.
Na segunda-feira, 1º, um protesto de motoristas que aguardavam resolver o problema do abastecimento fechou o tráfego para o país vizinho.
Aproximadamente 80 veículos entre caminhões, taxis e carros de passeio ficaram de passar pela rodovia que leva a Santa Elena de Uairén, que faz fronteira com o município de Pacaraima.   Esse posto de combustível atende uma grande parcela de brasileiros, sejam os moradores de Pacaraima ou os motoristas de caminhão e táxis que percorrem a rodovia para levar produtos à Venezuela.
Eles estão desabastecidos de combustível desse posto depois que um grupo de indígenas venezuelanos da comunidade San Antonio del Morichal, ocupou o posto internacional e impediu seu funcionamento, reivindicando melhores condições de trabalho para os frentistas e apoio à comunidade.
O posto está dentro de uma área indígena, nas terras da comunidade San Antonio del Morichal, habitada pela etnia Pemon-Taurepang. Os indígenas passaram a dormir no local e impedindo a venda de combustível.
Matéria completa na edição impressa de amanhã, 5.