Apesar da promessa de campanha da prefeita Teresa Surita (PMDB) antes de ser reeleita, atualmente nenhum posto de saúde de Boa Vista atende por 24 horas. O Centro de Saúde Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, zona Oeste, era o único que atendia, mas desde a semana passada deixou de funcionar o dia todo. O atendimento agora vai até a meia-noite.
Pacientes do Olenka entrevistados pela Folha, ontem à tarde, informaram que das 18h até a meia-noite o Centro só atende casos de emergência. Pela parte da manhã, as consultas ocorrem por agendamento.
Atendentes informaram que o diretor não estava e que ninguém poderia dar entrevista.
No Centro de Saúde do bairro Caranã, também na zona Oeste, uma servidora informou que o atendimento ocorre até a meia-noite, como acontece nos postos de saúde dos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade, ambos na mesma zona. Sobre o atendimento 24 horas ela explicou que o Olenka deixou de atender neste horário para que fosse aberto o posto até meia-noite no bairro Cidade Satélite.
“Não havia demanda durante a madrugada no Olenka. Então, a prefeitura decidiu reduzir o horário até meia-noite no Olenka para pode estender o horário até meia-noite no posto de saúde do bairro Cidade Satélite”, explicou a servidora municipal, que preferiu não se identificar.
Com a mudança de horário, Boa Vista agora tem quatro postos de saúde que atendem até a meia-noite. Em média, segundo a servidora, 120 pessoas são atendidas por noite em cada unidade de saúde. A equipe plantonista é composta por três médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Nos centros de saúde são oferecidos exames preventivos, testes rápidos, curativos, vacinas e atendimento médico. Pela manhã, as consultas são feitas por agendamento até as 18h.
PREFEITURA – A Folha mandou e-mail, no final da tarde de ontem, para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista, mas até o fechamento da matéria, às 18h50, não obteve resposta. (AJ)