Moradores do bairro Cidade Satélite, na Zona Oeste da Capital, reclamam da falta de manutenção, por parte da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), na principal praça do bairro, localizada na avenida Dom Aparecido José Dias. O local apresenta pichações nas paredes do ginásio coberto, construído há um ano, espaço de recreação infantil com brinquedos quebrados, acúmulo de lixo e mato, entre outros problemas, como a falta da placa de identificação da praça, que foi arrancada.
Os moradores e comerciantes alegam que a administração municipal não tem o mesmo cuidado com os bairros mais afastados em comparação com os locais mais próximos ao Centro. Segundo eles, é possível perceber as recentes reformas e melhorias em diversos pontos da cidade, principalmente nas praças, com revitalizações de quadras de esportes, ambientes apropriados para recreação, o que não ocorre nos bairros.
Além disso, os habitantes reclamam que, quando há um ato de vandalismo em outros locais, como pichações e bancos quebrados, a reparação é feita quase que imediatamente, demorando poucos dias para ser realizada. Outra reclamação foi a falta de um posto de fiscalização da Guarda Civil Municipal (GCM), o que poderia inibir a ação dos vândalos e prover uma sensação de segurança aos habitantes da área.
“Eu fico indignado”, reclamou um morador residente há quatro anos no bairro e que também trabalha em um comércio próximo ao local. “Tem que ter mais cuidado com os bens públicos”, reclamou. Uma atendente de uma farmácia que fica em frente à praça também informou que é raro ver qualquer atividade no local e que é comum moradores atravessarem a cidade para passear com as suas famílias em outros pontos mais bem cuidados.
Conforme os moradores, no mês passado a Praça do Satélite recebeu pequenas obras da Prefeitura, mas somente na área da jardinagem. “Que eu saiba, estão apenas trocando as plantas. Passaram um trator aí limpando tudo, mas não vi nenhuma obra de alvenaria. Não é uma reforma na praça”, informou um morador.
PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista confirmou que a praça do bairro Cidade Satélite passou por reformas pontuais, incluindo a construção da quadra coberta de esportes, que foi entregue há um ano, em maio do ano passado.
Quanto à ação imediata de recuperação por possíveis danos, ressaltou que a população deve ser a principal aliada da prefeitura para manter os espaços públicos conservados, principalmente quanto às ações dos vândalos. “A população deve ser parceira no combate ao vandalismo, denunciando quem pratica esse ato. A denúncia pode ser feita à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Guarda Municipal, no telefone 153. Conforme o artigo 163 do Código Penal, vandalismo é crime e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção além de multa”. A Prefeitura negou a afirmação de que as praças nos bairros mais próximos ao Centro recebem uma manutenção maior. “As praças da cidade recebem o mesmo cuidado, independente do bairro”.
Sobre a segurança, o município esclareceu que a Guarda Municipal realiza rondas ostensivas pela cidade constantemente, inclusive nas praças. Quanto à higiene do local, repassou que a limpeza é diária, juntamente com a coleta de lixo, e que a população deve ajudar a manter o local limpo. (P.C.)