Cotidiano

Prazo para renovar matrículas termina hoje na rede estadual

A partir de amanhã, dia 23, a Secretaria Estadual de Educação fará o levantamento das vagas para as novas matrículas

Termina hoje o período de renovação de matrícula dos alunos já aprovados na rede estadual de ensino. Os pais ou responsáveis (portando uma procuração), que ainda não solicitaram o procedimento devem ir às secretarias das escolas e confirmar a renovação. O atendimento será realizado até as 17h30 de hoje.
Os alunos que ficarem retidos no 5° ano do Ensino Fundamental em escola que está cessando a oferta deverão efetuar a rematrícula em outra escola estadual e caso não encontrem vagas, serão encaminhados para a rede municipal de ensino.
Mãe de três filhas em idade escolar, Maria Lúcia, afirmou que não sentiu dificuldade para realizar a rematrícula. “Como eles já devem ter uma estimativa de alunos, para mim foi tranquilo”, comentou.
O mesmo não aconteceu com Márcia de Andrade Bezerra. “Saí mais cedo um dia do trabalho esta semana [passada] para solicitar a rematrícula da minha filha no 7º ano, mas quando cheguei à escola a secretária estava fechada. Outro dia tive que sair de casa mais cedo para fazer isso e correndo o risco de me atrasar no trabalho, mas sei que ela precisa”, disse.
A partir de amanhã, dia 23, e nos dias 26, 29 e 30 de dezembro, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) fará o levantamento de quantas vagas serão disponibilizadas para as novas matrículas.
Ainda segundo a Seed, o período de novas matrículas, para os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio será entre os dias 06 e 12 de janeiro de 2015. E entre os dias 13 e 14 de janeiro de 2015 serão realizadas as matrículas para os estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis deverão se dirigir à secretaria da escola desejada. No ato da matrícula, será necessário apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG) do aluno que deverá ser matriculado. Além disso, comprovante de residência, documento que comprove a escolaridade (boletim, declaração de transferência ou histórico escolar), laudo comprobatório de deficiências (se for o caso), documento de guarda ou tutela dos responsáveis legais e ainda a declaração de existência de vaga (se for o caso).
CENTRAL – Após o prazo de rematrículas e matrículas novas, será instalada a Central de Matrículas, no período de 19 a 23 de janeiro de 2015 na escola estadual Monteiro Lobato. A Central será utilizada para resolver situações pontuais de pais que eventualmente não tenham encontrado vagas.
Ao se dirigir à Central de Matrículas será vasculhado o sistema em busca de uma vaga para a série pretendida. De preferência será localizada uma escola próxima à residência dos pais, caso não seja possível, será localizada a vaga em outra unidade de ensino da Capital, para atender o aluno e garantir o seu acesso à Educação. Ao ser localizada a vaga, o pai ou responsável receberá uma declaração de vaga que deverá ser apresentada na escola localizada para a efetivação da matrícula.
A Central de Matrícula é uma forma de garantir que nenhum aluno fique fora de sala de aula e será utilizada para atender estudantes do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino Médio (1°, 2°, 3° ano) e EJA. (JL)
Veja o cronograma de matrículas:

DATA

ATIVIDADE

08 a 22 de dezembro de 2014

Renovação de matrículas

23,26,29,30 de dezembro de 2014

Levantamento de vagas

06 a 12 de janeiro de 2015

Matrículas Novas

13 e 14 de janeiro de 2015

Matrículas – EJA

19 a 23 de janeiro de 20150

Central de Matrículas

Escolas municipais têm mais de três mil solicitações de matrículas
O período de solicitações de matrículas na rede municipal de ensino encerrou no dia 30 de novembro. O relatório geral da Secretaria Municipal de Educação (Smec) mostra que desde o dia 1º até o final de novembro foram registradas 3.437 solicitações de transferências e matrículas novas.
Após o período das novas solicitações, a secretaria está entrando em contato com os responsáveis pelo estudante para agendar o dia e horário de atendimento na escola indicada e efetivar a matrícula.
Nas escolas das áreas indígenas e rurais e também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as matrículas deverão ser feitas nas próprias instituições de ensino. Para as unidades indígenas e rurais, começou dia 17 e segue até amanhã, dia 23; para o EJA, as inscrições para o primeiro semestre também começaram dia 17 e seguem até o dia 30 de dezembro.
Aos que perderam o período de solicitação de matrículas novas, a Smec está organizando a semana do dia 05 ao dia 09 de janeiro para que os pais registrem o pedido por meio do Call Center – 0800 280 3536.
Sobre os alunos que já estavam matriculados, a Smec destacou que a renovação da matrícula é automática.
CALENDÁRIO – O ano letivo de 2015 terá uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 204 dias de trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, reforço e recuperação de aprendizagem. (JL)