O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou segunda-feira, 8, dados referentes à solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2019. De acordo com as informações, já são mais de 2,1 milhões de solicitações. Estudantes interessados têm até esta quarta-feira, 10, para efetuar o pedido.
Além de avaliar o desempenho dos estudantes no ensino médio, o Enem também é uma prova importante para quem quer estudar em faculdades públicas ou particulares.
Em 2018, o exame teve mais de 5.113.712 inscritos. Em Roraima, foram 14.067. Os dados ainda apontam que a faixa etária com maior número de inscritos no Estado foi de 21 a 30 anos, com quase 4 mil pessoas. Outros quatro mil estudantes não compareceram ao local da prova, o que aponta 28,7% ausentes. Lembrando que para aqueles que não puderam comparecer em 2018, ao efetuar a inscrição para o Enem 2019, será necessário justificar a ausência por meio de documentos que comprovem o motivo. Caso não seja possível, o inscrito terá que pagar obrigatoriamente a taxa de inscrição perdendo o direito de isenção.
A solicitação para isenção da taxa no ano anterior somou cerca de 3.521.181 estudantes. Para 2019, o número já aponta 2.123. 576 solicitações. O resultado só será divulgado no dia 17 de abril.
QUEM PODE PEDIR A ISENÇÃO – Podem solicitar isenção da taxa de inscrição de R$ 85 estudantes que cursaram ou estão no último ano do ensino médio na rede de ensino público, bolsistas em rede privada com renda igual ou menor que um salário mínimo. Também estão isentas pessoas que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica com renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Os estudantes que não tiverem solicitações aceitas podem recorrer no período de 22 a 26 de abril.
ATENÇÃO ÀS DATAS – Estudantes com ou sem taxa de isenção aprovada, deverão fazer a inscrição no Enem no site https://enem.inep.gov.br de 6 a 17 de maio. A prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro e os gabaritos serão divulgados no portal do Inep até 13 de novembro.