Durante o período chuvoso em Roraima, que inicia em abril e segue até setembro, as precipitações costumam ser inconstantes. A única certeza é de que as chuvas podem chegar a qualquer momento. No entanto, o volume de precipitações costuma ser intensificado no trimestre maio-junho-julho. Para este ano, a previsão da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Femarh) é de chuvas dentro do esperado para o mês.
No mês passado, foram previstos cerca de 300 milímetros de chuva. Na prática, o volume foi maior, mas nada fora da normalidade do período. Para este mês, o meteorologista da Femarh, Ramón Alves, informou que as precipitações devem chegar a 350 milímetros. “É possível prever 300 milímetros e chover 500, é uma situação normal em razão de estarmos no período chuvoso”, explicou.
A explicação para a intensificação das chuvas tem nome: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que pode ser explicada como um aglomerado de nuvens que começam pela região Sul do Estado, em direção ao Norte. Este caminho, por sua vez, gira em torno dos três meses já destacados. Dessa forma, à medida que as nuvens se retiram do Estado, a frequência de chuvas também diminui.
Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) apontaram que durante os quatro primeiros dias de junho já choveu quase 14 milímetros em Boa Vista. A previsão da Femarh, conforme o Boletim Hidroclimático divulgado nesta segunda-feira, 4, reforçou a previsão das chuvas dentro do normal. “Não quer dizer que vai chover pouco, mas sim que vai chover dentro do estimado para o período”, pontuou Alves.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de precipitação para os próximos dias em Boa Vista é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e temperaturas estáveis, variando entre 23º e 33º. (A.G.G)