O avanço da estiagem no Amazonas tem afetado os preços da gasolina em Roraima, segundo o Sindicato dos Postos de Combusível de Roraima (Sindipostos). Somente nesta semana, a FolhaBV identificou um aumento repentino de 12 centavos nos preços em Boa Vista, que foi de R$6,57 na terça-feira, 8, para R$6,69 na quarta-feira, 9.
Segundo o presidente do Sindipostos, João Victor Kotinski, os reajustes têm sido semanais por conta da dificuldade na logística de transporte do combustível.
“O aumento é devido aos repasses da refinaria, estamos sofrendo reajustes semanais já pela terceira semana consecutiva em razão da seca que está dificultando a logística no estado do Amazonas”, explicou Kotinski.
Segundo o presidente, 100% do combustível de Roraima vem de Manaus, capital amazonense. De acordo com o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Amazonas (Sindarma), a estiagem reduziu 80% do volumes de cargas transportadas desde o início da seca. O Estado têm enfrentado sérios impactos logísticos.