Cotidiano

Preço para tirar CNH vai aumentar 50%

Com a nova determinação do Contran, autoescolas terão que instalar simulador, o que vai encarecer o valor do curso

Por uma exigência em nível nacional, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran) publicou no Diário Oficial a Portaria nº 1173/2015, que regulamenta a integração de simuladores de direção veicular no processo de aprendizagem dos condutores para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”. No entanto, a ação refletirá no aumento de 50% no preço dos cursos de formação.

Segundo a empresária Cirleia Leal, proprietária de um Centro de Formação de Condutores (CFC), a norma vigora a partir do dia 1º de janeiro e trará consigo o aumento no valor das aulas. “Com a atual crise econômica do País, é complicado, pois o gasto dos brasileiros que pretendem obter CNH será ainda maior. O valor passará de R$800,00 para R$1.200,00”, afirmou.

“Além disso, outro impasse que encontramos é o fato de que o sistema do simulador necessita de aproximadamente 20 MB de internet para funcionar. Mas, aqui, em Boa Vista, não temos isso disponível. Por isso, devemos buscar soluções para esse problema”, frisou Cirleia, acrescentando que quem fizer a matrícula até o dia 31 de dezembro estará isento das aulas no simulador e, consequentemente, do aumento de preço.

De acordo com o diretor presidente do Detran, Luiz Eduardo Silva de Castilho, além da segurança, o simulador visa diminuir o número de reprovação dos participantes. Disse que os CFCs já deveriam estar usando os simuladores e treinando seus instrutores. “Entretanto, ainda não registramos a utilização dos equipamentos por parte desses centros que, por sua vez, alegam não ter capacidade de internet para usar o serviço que funciona com uma rede de pelo menos quatro megabytes”, disse.

Segundo Castilho, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estipulou o prazo até 31 de dezembro para adequação ao sistema. “É importante para que possamos dar qualidade de ensino e, consequentemente, obter maior êxito de aprovação nas aulas práticas”.

Os alunos serão acompanhados, fiscalizados e avaliados pelas entidades responsáveis pela formação. Conforme o artigo 1º, parágrafo 2º da portaria, a realização de aulas em simuladores de direção veicular para os portadores de necessidades especiais, cujo veículo depende de adaptação especial, será exigida após regulamentação do Conselho Nacional de Transito (Contran). (B.B)