Cotidiano

Prédio da Secretaria de Educação deve ficar pronto em junho de 2023

Nesta semana, a empresa contratada para executar o serviço iniciou os trabalhos de fundações profundas em estacas

O novo prédio da Secretaria de Estadual de Educação (Seed) deve ficar pronto em junho de 2023, conforme informou o governo do Estado. Nesta semana, a empresa contratada para executar o serviço iniciou os trabalhos de fundações profundas em estacas.

Localizado em torno da praça do Centro Cívico, o novo prédio contará com área total de 2.557,12 m² e terá quatro pavimentos, onde funcionará a estrutura administrativa da secretaria, além de auditório com capacidade para 200 pessoas, área especial para eventos, acessibilidade em todos os pisos às pessoas com deficiência física e fachada em pele de vidro.

“Os serviços seguem em ritmo acelerado. O próximo passo será fazer os pilares, vigas, alvenaria e instalações”, explicou Raimundo Maia, diretor do Departamento de Engenharia e Obras da Secretaria de Infraestrura (Seinf).

O projeto custará R$ 12.060.614,26 e conta com investimentos do Executivo Estadual e do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa.

TRÊS SEDES E UMA HISTÓRIA

O histórico do prédio vem desde o início da estrutura educacional em Roraima, quando o governador do então Território Federal de Roraima, capitão Ene Garcez dos Reis, construiu o prédio da então Divisão de Ensino. Na época, o Grupo Escolar Lobo D’Almada era a única escola existente no território.

Entre 1956 e 1959, o prédio também abrigou a sede do Palácio do Governo, onde o chefe do Executivo realizava despachos e atendimento à população. Nos fundos do prédio, também funcionou o Grupo Escolar Murilo Fraga. Algum tempo depois, a Divisão de Ensino virou oficialmente a Secretaria de Educação.

Em novembro de 2011, quando se chamava SECD (Secretaria de Educação, Cultura e Desporto), a primeira mudança: a pasta passa a funcionar no prédio de um antigo hotel localizado na avenida Ene Garcez, no bairro São Francisco, com a promessa de reforma do prédio histórico localizado nos arredores do Palácio Senador Hélio Campos.

Já em julho de 2014, a secretaria, agora Seed, foi remanejada para o prédio do antigo Ceia (Centro Estadual de Informática Aplicada), localizado no Centro da Capital. Durante quase toda a década, não houve qualquer avanço em relação à reforma.


Localizado em torno da praça do Centro Cívico, o novo prédio contará com área total de 2.557,12 m² e terá quatro pavimentos (Foto: Charles Bispo)