Moradores do Município de Caracaraí, região Centro-Sul de Roraima, estão revoltados com a situação de abandono da Escola Presidente Castelo Branco, localizada no Centro daquela cidade. Desde 2010 a instituição de ensino parou de funcionar para que fosse realizada uma reforma, que tinha prazo de 360 dias, mas até hoje não foi concluída.
Conforme o Governo de Roraima, o Ministério da Educação concedeu R$ 1.554.888,85 para realizar a obra. A escola é a única da região que oferece o ensino médio e, atualmente, conta com 572 estudantes. Entretanto, quando estava em pleno funcionamento, contava com mais de mil matriculados. A instituição recebeu o melhor índice de aprovação no Enem de Roraima em 2008.
Um morador disse que é um descaso com a sociedade. “Não aguentamos mais esperar a resolução dessa situação. O que nos resta é imaginar onde foi parar todo esse dinheiro”, reclamou. Outra moradora, Lorena Borges, afirmou que o poder público deve tomar providências urgentes. “O prazo acabou há pelo menos cinco anos. Para se ter uma ideia, eu ainda estudava na escola, no 2º ano do ensino médio, quando as obras começaram. Já estou no 5º semestre da faculdade e não foi tomada nenhuma providência”, ressaltou.
Além de prejudicar os jovens que estudam na instituição, o descaso tem causado insegurança aos habitantes. “O matagal está tomando conta do lugar. Além disso, não tem iluminação. Se tornou um ponto de usuários de drogas e bandidos. É muito perigoso tanto para a vizinhança como para as pessoas que trafegam pela rua”, acrescentou Lorena.
Segundo ela, as aulas foram transferidas para um prédio na Universidade do Estado de Roraima (Uerr). “É algo que prejudica toda a população, assim como os estudantes da Uerr, pois os alunos do ensino fundamental e médio da Escola Presidente Castelo Branco estão frequentando as aulas pela manhã e tarde, forçando os acadêmicos a terem mais aulas no período noturno”, complementou.
GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que a Escola Estadual Presidente Castelo Branco está na lista de prioridades para reforma e ampliação das unidades de ensino da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), a conclusão da obra está prevista para até o final deste ano.
“O prédio vai seguir o calendário de reforma e ampliação de 2016. Enquanto isso, a escola vai continuar funcionando em uma unidade da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), atendendo a 572 alunos do ensino fundamental e médio, nos turnos da manhã e tarde”, destacou. (B.B)