Uma fonte extraoficial informou à reportagem da Folha BV, agora à tarde, que procede a notícia de que há uma mulher em Pacaraima com suspeita de ter contraído o Coronavírus (Covid-19). Essa informação foi confirmada pelo prefeito do município, Juliano Torquato. Pacaraima está localizado ao norte de Roraima, e fronteira com a Venezuela.
Juliano Torquato disse que entrou em contato com a direção do Hospital Délio de Oliveira Tupinambá. “O diretor afirmou que a mulher está isolada e em observação na unidade de saúde, e que já foi coletado material para exames”, ressaltou o prefeito.
Segundo ele, a mulher é de origem venezuelana, mas já reside em Pacaraima. “Como no município existe muitas pessoas com tuberculose, eu quero acreditar que essa mulher não esteja com essa doença, mas vamos aguardar o resultado dos exames”, disse o prefeito.
Sesau – A reportagem da Folha BV entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que, por meio de nota, informou que o caso suspeito não se trata de Coronavírus (COVID-19), mas sim de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
SRAG – A Síndrome Respiratória Aguda Grave é uma doença causada por um coronavírus. Os sintomas incluem febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade para respirar. Não existe tratamento, exceto cuidados médicos e paliativos.
Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). (Fonte: Hospital Israelita A. Einstein).