Cotidiano

Prefeitura arranca placas e volta a permitir estacionamento na via

Placas haviam sido instaladas em janeiro deste ano, mas Prefeitura decidiu retirar sinalização a pedido de comerciantes da localidade

A Prefeitura de Boa Vista retirou as placas de sinalização que proibiam o estacionamento ao longo da avenida Centenário, que dá acesso a partir do trecho sul da BR-174 a vários bairros da zona Oeste da Capital. A avenida corta os bairros de Cinturão Verde e Centenário.
As placas de proibido estacionar haviam sido instaladas na primeira quinzena de janeiro deste ano pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, a fim de controlar e garantir a fluidez do trânsito na avenida, conforme informou a Prefeitura durante o período de instalação das placas. Além disso, vários acidentes já foram registrados naquele trecho, por ser uma via estreita.
No entanto, na época, lojistas e trabalhadores reclamaram que as placas dificultavam o acesso de consumidores e clientes aos seus estabelecimentos comerciais, já que muitos têm o costume de estacionar seus carros na própria via. Alguns comerciantes, como Sebastião Gomes, demonstraram que se sentiam prejudicados com a medida da secretaria. “Não me permitiam mais estacionar ou descarregar material na frente do meu mercado. Uma vez eu quase recebi multa”, alegou.
Outros afirmaram que estavam perdendo clientela depois que o estacionamento foi deslocado para as ruas que cortam a avenida. “Muita gente estaciona rápido, compra e vai embora. Não tinha sentido ser obrigado a estacionar do lado”, disse um autônomo.
Alguns transeuntes lamentaram a mudança, pois acreditavam que a medida dava mais espaço à avenida, de largura estreita. “Só deixaram as placas em frente ao colégio. Eu achava interessante, pois os motoristas sempre abusam do espaço que eles dividem. Para um pedestre transitar, isso aqui vai ficar pior que na Ataíde Teive”, comentou a dona de casa Cleide Torres.
A Prefeitura de Boa Vista informou à Folha que, a pedido da população e comerciantes da avenida Centenário, as placas de “proibido estacionar” foram retiradas da via e, portanto, o estacionamento voltou a ser permitido na extensão daquela avenida.
A prefeitura afirmou que continuará agindo no local para que o fluxo de trânsito siga ordenado. Disse ainda, que estuda medidas para melhorar o fluxo na avenida, sem a necessidade de prejudicar o estacionamento. (JPP)