Prefeitura contrata câmeras corporais por R$ 5,6 mi para a segurança de escolas

Secretaria Municipal de Educação e Cultura esclareceu que o serviço está previsto para funcionar a partir de 2025

Sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista (Foto: Yan Costa/Semuc)
Sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista (Foto: Yan Costa/Semuc)

A Prefeitura de Boa Vista contratou, por 12 meses, a empresa Amazônia Telecom para fornecer 400 câmeras corporais portáteis. O resumo do contrato de R$ 5.664.000,00, custeado com recursos do próprio Município, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) esclareceu que o serviço está previsto para começar a reforçar a segurança das escolas municipais a partir de 2025. A pasta também esclareceu que a aquisição dos equipamentos faz parte do projeto de modernização e ampliação do sistema de monitoramento da rede municipal de ensino, bem como da sede administrativa e do depósito da pasta.

Conforme o edital de licitação, os serviços são “uma solução única integrada de ponto de coleta móvel com gerenciamento e monitoramento de alta complexidade por se tratar de evidências digitais que tratam da segurança pública dos cidadãos e patrimônio público”.

O mesmo documento explica que a quantidade total de câmeras portáteis levou em conta os servidores municipais – aos quais as câmeras serão fixadas na altura dos ombros ou na parte superior do tronco -, como 260 guardas municipais, 60 guardas de trânsito, 40 fiscais, além de 40 equipamentos reservas.

“É um importante instrumento de segurança dos agentes de segurança e fiscalizadores, a tecnologia embarcada nos dispositivos utilizados permitirá transmissão de áudio e vídeo em tempo real, bem como a localização via GPS, garantindo uma análise detalhada do cenário de atuação em situações de risco e/ou emergência”, pontua o edital.