Nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Bonfim, município localizado a região Leste de Roraima, iniciou uma ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e em especial, o Zika Vírus.
Mais de 100 servidores de diferentes secretarias e da Prefeitura de Bonfim, agentes de saúde, enfermeiros e 30 militares do Exército participam da ação que começou às 07h da manha de hoje e tem previsão para finalizar às 15h.
Por telefone, a prefeita de Bonfim, Lisete Spies, relatou que o município considera que a maior forma de combate a doenças causadas pelo mosquito é a informação e conscientização.
“Nós estamos hoje de casa em casa, de rua em rua, recolhendo o lixo pra justamente evitar essa grave doença que é a Zika. Nós estamos conscientizando e informando a respeito da doença e das conseqüências, principalmente quanto aos casos de microcefalia”, disse a Prefeita.
Conforme Lisete, além da ação dos servidores, a própria população esteve engajada na causa. “As pessoas também estão participando e limpando simultaneamente os seus quintais. Os caminhões estão recolhendo os resíduos sólidos como garrafas e sacolas que podem acumular água”, concluiu. A previsão é que em 2016 a ação seja promovida em outras áreas do município de Bonfim, principalmente as regiões mais afastadas e de zona rural.
AEDES AEGYPTI
O mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão de diversas doenças, como a dengue, chikungunya e Zika. Os mosquitos transmissores de dengue se proliferam em recipientes onde se acumula água limpa, como vasos de planta, pneus velhos, garrafas e tampas.
Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 23.