Cotidiano

Prefeitura de Pacaraima tapa buracos com areia

Moradores de Pacaraima, município ao Norte do Estado, a 220 quilômetros de Boa Vista, estão revoltados com a maneira que a prefeitura vem tratando o problema dos buracos nas ruas da cidade. Os espaços, que deveriam ser tapados com asfalto, são preenchidos com areia e brita. Nos dias de chuva, a água desfaz o serviço, trazendo de volta os buracos que causam transtornos à população.

Um morador, que preferiu não se identificar, informou que desde o início do período de chuvas, no final do mês de abril, os buracos começaram a aparecer no asfalto. “A qualidade da pavimentação é testada na primeira chuva. Basta alguns dias para o asfalto se desintegrar, formando buracos”, explicou.

Segundo ele, o problema causa transtorno aos moradores tanto no período chuvoso, quanto no seco. “Nos dias quentes, os veículos que passam na rua levantam poeira. Quando chove, as poças de lama tomam conta dos locais e os buracos ficam cobertos de água. Os desavisados acabam passando por cima, causando danos aos automóveis”, detalhou.

O morador destacou que a situação é de conhecimento da prefeitura. “Muitos moradores já relataram a situação para o prefeito, mas nunca fazem nada. Apenas informam que vão mandar reparar o problema e nos pedem para ter paciência”, disse.

A dona de casa, Maria Aparecida Gomes, afirmou que o problema é recorrente. “Já fazem uns cinco anos que asfaltaram as ruas da cidade pela última vez. Na época, o serviço já não era de qualidade. Bastou alguns meses para os buracos começarem a surgir”, disse.

Maria Aparecida informou ainda que as ruas chegaram a ser recapeadas algumas vezes. “A prefeitura costumava reparar os danos com uma nova camada de asfalto, mas o problema sempre volta. Agora é um absurdo a prefeitura tapar os buracos com areia e brita, isso é uma falta de respeito com o cidadão, que é contribuinte e paga impostos para ter qualidade de vida”, observou.  

O estudante Weslley Araújo, que anda de bicicleta pela cidade, relatou que o problema é ainda mais grave nas ladeiras. “A cidade é repleta de ladeiras, por isso ando sempre apertando o freio, ainda mais com esses buracos. Uma vez, por um descuido, caí depois de passar por cima de uma cratera que estava coberta de água”, informou.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a prefeitura do município de Pacaraima por telefone, porém nenhuma das ligações foi atendida. Até o fechamento da matéria, às 18 horas de ontem, não houve retorno. (I.S)