Mais de 200 crianças do Conjunto Cruviana receberam o reforço de imunização contra a Poliomielite e Sarampo durante mutirão realizado pela Prefeitura de Boa Vista na tarde de ontem, 25. A estratégia visa melhorar a cobertura vacinal contra as duas doenças dentro do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram disponibilizadas 1.000 doses de cada vacina, porém foram administradas 248, sendo 124 contra pólio e 124 contra sarampo. O mutirão contou ainda com o apoio acadêmicos voluntários do curso de enfermagem das faculdades Cathedral, Estácio e da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Os voluntários se dividiram com os profissionais de saúde da prefeitura em 17 equipes, visitando os quarteirões e batendo de porta em porta nas casas. A meta nacional é de 95%, mas em Boa Vista, as coberturas vacinais são consideradas baixas, sendo de 27,88% para a poliomielite (6.526 doses aplicadas) e sarampo 26,59% (6.225 doses aplicadas).
“Os números ainda são poucos, mas ainda assim alcançamos essas crianças que ainda não estavam imunizadas. Precisamos que pais e responsáveis se sensibilizem e levem suas crianças até uma unidade próxima de sua casa para receber as doses da vacina”, ressalta a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.
Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem tomar a vacina contra a poliomielite mesmo que já tenham sido vacinadas. Já a vacina contra o sarampo é obrigatória para as crianças de seis meses a 14 anos, de acordo com a avaliação do esquema vacinal, principalmente crianças de 1 a 4 anos.
A campanha de vacinação vai até a próxima sexta-feira, 31, mas até lá, a prefeitura continuará com as ações de vacinação nas creches e proinfância da capital.
*INFORMAÇÕES: Prefeitura de Boa Vista.