Cotidiano

Prefeitura irá reformar praça em três etapas

No ano em que Boa Vista comemora 125 anos, a praça do Centro Cívico, um dos marcos históricos da Capital do Estado será reformada

No ano em que Boa Vista comemora 125 anos, a praça do Centro Cívico, um dos marcos históricos da Capital do Estado será reformada. A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) publicou no Diário Oficial do Município do dia 18 deste mês a homologação de contrato de uma empresa especializada em obras e serviços de engenharia para executar serviços de recuperação do local, contemplando construções de calçadas, arquibancada, posto de vigilância e quiosques de alimentação.

A empresa contratada para o serviço foi a Franco Eireli – ME. O empreendimento que será realizado com verba do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, irá custar R$ 988.081,07 aos cofres públicos. Segundo o secretário de obras do município, Raimundo Maia, esta quantia será destinada somente para a primeira etapa da obra.

Maia ressaltou ainda que a revitalização da praça terá outras duas etapas que estão em fase de estudos e elaboração do orçamento. “Nós iremos reformar toda a praça do Centro Cívico, porém, por se tratar de uma área grande precisamos dividi-la em três partes”, explicou.

O secretário municipal de obras frisou que no projeto de reforma será incluído um posto de vigilância para a Guarda Civil Municipal. “Nós estamos fazendo um investimento alto. Seria jogar dinheiro fora se não investíssemos na segurança, para impedir que vândalos deteriorem o local”, disse.

Além do posto de vigilância, a primeira etapa da obra também contará com a construção de novas calçadas, lanchonete, sorveteria, instalação de novos bancos, lixeiras e arquibancada para o coreto com o intuito de resgatar as apresentações no local.

Maia frisou que a obra está em processo de licença ambiental e emissão de ordem de serviço. “Acredito que no início do mês de agosto iremos começar os trabalhos. O prazo para entrega é de seis meses, então em meados do mês de fevereiro iremos entrega-la para a população”, informou ao destacar que a segunda etapa iniciará em seguida.

Os quiosques existentes serão alterados somente na segunda etapa. “Ainda não temos uma data certa para o início da próxima etapa, mas acredito que será por meados de março do próximo ano. Até lá, eles continuam onde estão”, observou.

Para Maia, a reforma da praça é fundamental para a população. “Queremos entregar mais um local de lazer para os boa-vistenses, pois isso está na cultura de nossa cidade. Aqui as pessoas costumam frequentar as praças e o Centro Cívico faz parte da nossa história”, concluiu. (I.S)