Dezessete meses depois do início da pandemia da Covid-19 em Roraima, a Prefeitura de Boa Vista liberou a realização de corridas de rua e ciclismo com, no máximo, 100 participantes.
As novas flexibilizações, divulgadas pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), passam a valer a partir desta sexta-feira (3) e também contemplam bares, restaurantes, academias, conveniências e festas, que poderão funcionar uma hora a mais, agora até às 2h. Por sua vez, o Bosque dos Papagaios reabrirá na próxima quarta-feira (8).
Além disso, a Prefeitura aumentou de 50% para 65% a capacidade total para que restaurantes, bares, praças de alimentação de shoppings, flutuantes, academias, entre outros atendam presencialmente.
Outra novidade é que casamentos, aniversários e formaturas podem ter até 150 pessoas, 25 a mais que a permissão anterior. A Prefeitura também ampliou de 40% para 50% a capacidade de cultos, missas e celebrações.
Esta é a segunda das seis etapas de flexibilizações depois da mudança da metodologia de avaliação dos indicadores de saúde pública em relação à pandemia em Boa Vista, que passou a observar também a vacinação. Baseando-se nas metas da Prefeitura, Boa Vista tem mais de 62% da população imunizada com a primeira dose, e percentual de mais de 21% de vacinados com a segunda ou a única.
Segundo o plano da Prefeitura, a capital vai avançar para a terceira fase caso chegue a 67,13% de imunizados com a primeira dose, e 26,20% com a segunda ou única. Se a cidade atingir a meta, atividades como bares e afins poderão funcionar até 3h com 70% da capacidade, celebrações religiosas poderão ter 60% da capacidade, e casamentos, aniversários e formaturas poderão ser realizados com até 175 pessoas.
“Só vamos liberar mais atividades se a população fazer a sua parte e se proteger contra o vírus e a principal forma é tomando a vacina. Por isso, quem ainda não se vacinou busque nossos postos de vacinação fixos e unidades de saúde espalhados pelos bairros. Protegidos teremos mais chance de voltar a rotina com mais segurança”, destacou o prefeito Arthur Henrique.