A Operação Sossego, da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental em parceria com a Superintendência de Trânsito, Polícia Civil e Polícia Militar, vem percorrendo as ruas de Boa Vista desde o início deste mês. O objetivo é coibir e prevenir a poluição sonora em bares, praças e restaurantes da cidade.
Segundo o secretário municipal de Gestão Ambiental, Daniel Peixoto, a ordem de realizar operações relativas à poluição sonora, se deve em razão das ocorrências constantes de perturbação do sossego registradas pelos moradores próximos a esses locais. E os locais que mais recebem denúncias são a Praça do River Park e Praça do Mirandinha.
A medida quer incentivar os produtores que realizem as festas e demais eventos o mais cedo possível. “Em muitos outros estados, as festas ocorrem mais cedo, principalmente por medidas de segurança, para as pessoas não transitarem muito tarde nas ruas, poderem utilizar o transporte público, entre outros”, explicou.
Além disso, a questão da perturbação do sossego das demais pessoas que não participam desses eventos. Para isso, atualmente a multa custa cerca de R$1.000,00, podendo haver apreensão de veículos ou aparelhagem de som de acordo com a legislação.
Mas diante da situação, a Prefeitura já avançou em certos casos e em alguns locais que recebem mais notificações já estão com a realização de eventos proibida, como é o caso da avenida Ville Roy. “Só iremos dar autorização para festas que encerrem até uma hora da manhã. Queremos coibir qualquer tipo de ato que venha se transformar em poluição sonora”, destacou.