No Município de Normandia, Leste do Estado, a Unidade Mista de Saúde Ruth Quitéria, que tinha administração compartilhada entre o Governo do Estado e a Prefeitura, agora passará a ser administrada apenas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Isso porque a Prefeitura decidiu, de forma unilateral, suspender as atividades na unidade.
A situação foi detectada durante vistoria realizada pelo secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, na companhia do adjunto da pasta, César Penna, além de gestores das principais coordenadorias da Sesau e representantes de empresas e organizações que mantêm contratos com o governo e ofertam o serviço de apoio. Situada a cerca de 185 quilômetros da Capital, a unidade se configura como um braço importante do sistema de saúde, evitando que a demanda reprimida chegue às unidades da Capital, que já estão sobrecarregadas.
O secretário de Saúde enfatizou que, diante da retirada das ações da Prefeitura de Normandia, o Estado vai atuar para evitar que a população fique desassistida. “Neste primeiro momento, vamos providenciar para que a população não seja prejudicada, mas à medida do tempo vamos poder focar mais no que é responsabilidade do Estado, que é demanda de média e alta complexidades”, frisou.
A unidade disponibiliza atendimentos de urgência e emergência, internações adultas e pediátricas, partos, pequenas cirurgias, raio-x, exames laboratoriais e, além disso, vinha atendendo às necessidades inerentes à Atenção Básica, como distribuição de medicamentos e atendimento ambulatorial.
A unidade foi reformada recentemente, mas já apresenta problemas na manutenção predial, serviço que será providenciado imediatamente pela Sesau. Além disso, o hospital enfrenta déficit de pessoal, que terá a necessidade avaliada.
A gestão da unidade se mostrou confiante de que os serviços na unidade possam ser oferecidos com mais qualidade. “Estamos em um momento de transição na unidade e confiantes que com a mudança no Governo do Estado, alguns problemas crônicos daqui possam ser resolvidos”, disse o diretor clínico da unidade, Cassiano Porto.
VISTORIAS – A Comitiva da Sesau é uma continuidade ao cronograma de visitas técnicas às unidades de Saúde do Interior do Estado. O trabalho começou por Rorainópolis e busca um diagnóstico mais preciso dos problemas nas unidades de Saúde do interior.
“Vamos visitar todas as unidades de Saúde de Roraima e, com base nisso, elaboraremos um relatório com todos os problemas para definir as estratégias para que os serviços sejam prestados de forma eficaz e com qualidade”, reforçou o secretário Kalil Coelho.
Cotidiano
Prefeitura suspende atendimento de saúde
Diante da retirada das ações da Prefeitura de Normandia, Governo do Estado assumiu a unidade de saúde