Cotidiano

Prefeitura vai pagar veículos roubados do pátio do SMTRAN

Mesmo assim, vereadores reclamam da falta de estrutura para abrigar os veículos recolhidos ao pátio da Superintendência Municipal

Após a polêmica de que motocicletas apreendidas estariam sendo furtadas do pátio da SMTRAN (Superintendência Municipal de Trânsito), feita pelos vereadores Guarda Alexandre (Pc do B), Sandro Baré (PDT) e Edilberto Veras (PP) na Câmara Municipal de Boa Vista, agentes da Prefeitura informaram que quem teve veículo furtado ou danificado será ressarcido pela Prefeitura.
O vereador Edilberto Veras (PP), que esteve na SMTRAN para pedir explicações do secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Gerson Moreno, afirmou à Folha que há pouco mais de 15 dias 10 motocicletas foram furtadas, após um a quebra de uma parte do muro do pátio da Superintendência, localizado na BR-174, saída para Manaus (AM). O fato ocorreu mais de uma vez, conforme os vereadores. 
Das 10 motocicletas furtadas, oito foram recuperadas.  “O secretário de transito afirmou que ainda no momento em que eles roubaram, a Guarda foi acionada e conseguiram recuperar oito motos, o problema é que duas os bandidos conseguiram fugir com elas”, frisou o vereador Edilberto Veras.
Ele explicou que os bandidos foram presos alguns dias depois do furto, porém os veículos que faltavam não foram recuperados. “O secretário me disse que foi aberta uma sindicância para que o valor das motocicletas seja ressarcido aos donos”, explicou e vereador, destacando ainda que “apesar do Smtran está cumprindo com o mínimo que lhe cabia, que é devolver o valor do veículo que estava sob a responsabilidade dele, é preocupante que o caso volte a ocorrer, pois a segurança no local é mínima”, disse.
Outro fator apontado pelo secretário, Segundo Edilberto Veras, foi que o órgão irá indenizar também os donos de todos os veículos que sofreram algum dano durante o furto.
ESTRUTURA- Após a conversa como secretário o vereador, Edilberto Veras, destacou  que o pátio abriga os veículos aprendidos sem nenhum tipo de proteção. O que os deixa completamente expostos à chuva e ao sol. “Se o dono não consegue retirar o carro em pouco tempo, ele paga todas as taxas para retirar, mas pega seu veículo todo deteriorado. É importante que a Prefeitura veja isso e faça alguma cobertura sobre o pátio ou então que pague os danos causados”, enfatizou.
“É responsabilidade da Secretária a propriedade do veículo a partir do momento da apreensão, assim como é direito do cidadão receber o veículo de propriedade dele exatamente da mesma maneira que estava antes da apreensão, porque ele paga taxas que asseguram este direito. É inadmissível isso que aconteceu e a situação na qual o pátio se encontra hoje em dia. Aquele lugar deveria estar coberto para garantir que o sol e a chuva não estrague os veículos. Depois que eles apreendem jogam lá de qualquer jeito até o dono resolver aparecer e resgatar seu veículo todo danificado”, concluiu. (JL)