A décima sexta edição do Prêmio Professor Samuel Benchimol e Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente será sediada pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier). Os prêmios visam estimular a responsabilidade e compreensão da Amazônia e já contemplaram quase 190 pessoas com objetivo de busca e reflexão sobre novos caminhos em benefício do desenvolvimento sustentável da região.
O Prêmio Professor Samuel Benchimol é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e em 2009 foi integrado ao Prêmio Banco da Amazônia, tendo pela terceira vez o Estado de Roraima como sede.
O coordenador nacional, José Rincon, explica que os prêmios são divididos por categorias. O Professor Samuel Benchimol, por exemplo, contempla personalidades amazônicas e projetos de desenvolvimento sustentável.
“Há premiação de 30 mil reais cada para os 3 melhores projetos. Após 12 meses, é necessário apresentar um relatório sobre o andamento do projeto e do que mudou após o recebimento do dinheiro. Já a categoria ‘personalidade amazônica’ homenageia o trabalho de pessoas em prol do desenvolvimento da região na área sustentável e ambiental da Amazônia,” explica o coordenador.
O Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente possui três categorias. A primeira é “Iniciativa de Desenvolvimento Local”, que também agracia com 30 mil reais os três melhores projetos de empresas empreendedoras.
“Essa categoria incentiva o desenvolvimento empresarial daqueles que utilizam tecnologias a fim de buscar novos produtos que satisfaçam as necessidades da região sem degradar o meio ambiente,” disse José Rincon.
Na categoria “Honorífica”, são homenageadas empresas que, além do empenho no desenvolvimento da Amazônia, têm a preocupação em respeitar a trajetória ambiental e social da região. Por último, a categoria “Microempreendimento na Amazônia”, vinculada ao Prêmio Florescer, com indicação de microempreendedores pelo próprio banco.
“São indicações de microempreendedores que não teriam acesso a créditos de grande valor e que são disponibilizados para serem aplicados na melhoria da microempresa,” destacou Rincon.
INSCRIÇÕES 2019 – As inscrições para os prêmios estarão abertas de 2 de abril a 2 de agosto. O julgamento para escolha dos projetos ocorrerá entre 23 e 25 de outubro e a cerimônia para entrega da premiação será realizada em novembro. O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site www.amazonia.ibict.br. Este ano, foram simplificadas as inscrições para que toda a comunidade possa participar. A ênfase é dada na ideia do candidato que deve apenas demonstrar que o seu projeto é viável.
“Não existem mais tantas complexidades acadêmicas, para que a população possa concorrer de igual para igual. Existem pessoas que possuem dificuldade na elaboração do projeto, mas têm boas ideias. A premiação não agracia currículos, agracia ideias,” conclui José Rincon. (P.G.)