Cotidiano

Presidente da ALE destaca união política

Deputado afirma que se trata de uma conquista de toda a classe política e de instituições que se uniram em torno da questão

A união de forças em torno da crise energética pela qual Roraima passa foi determinante para que o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, assinasse carta de anuência para a construção do Linhão de Tucuruí. Esta é a opinião do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (PSDC), que liderou uma comitiva de políticos e autoridades públicas que foi a Brasília, na semana passada, para se reunir com o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB) e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Minas e Energia, Eduardo Braga.

“As forças políticas se uniram no propósito de levar energia forte através do linhão. Teremos energia de qualidade com condição de atender todo o Estado. É uma conquista vitoriosa de toda a classe política e de instituições, como o Ministério Público do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil [OAB], Prefeitura de Boa Vista, Ministério Público de Contas, Tribunal de Justiça, bancada de Roraima no Congresso Nacional, além do Parlamento Amazônico e da Unale [União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais]”, comentou.

Na oportunidade, a comitiva entregou tanto a Temer quanto aos ministros uma moção intitulada “Roraima precisa de energia elétrica para desenvolver-se”, que também foi levada à presidenta Dilma Rousseff (PT) e ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), pedindo a solução da problemática.

Telmário comemora carta da Funai

Quem também recebeu uma ligação importante ontem foi o senador Telmário Mota (PDT). Durante a manhã, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ligou para informá-lo que a carta de anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai), que permite o prosseguimento da construção do Linhão de Turucuí, tinha sido assinada.

Na semana passada, no Ministério da Justiça, Telmário Mota entrou com uma representação administrativa contra a Funai. No início desta semana, o parlamentar roraimense foi ao Palácio do Planalto para tratar do assunto com a presidente Dilma Rousseff (PT), que agendou imediatamente uma audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para dar celeridade à demanda.

“Com essa vitória, a construção do Linhão fará com que Boa Vista integre o SIN de energia elétrica, pois Roraima ainda é o único estado que não faz parte do sistema. Lutamos para isso e vencemos essa batalha”, afirmou Telmário.