Cotidiano

Presidente da Fecomércio morre de infarto fulminante enquanto dirigia

O empresário Airton Dias estava acompanhado da esposa no momento em que passou mal, na Avenida Ville Roy, ontem pela manhã

O empresário Airton Dias, presidente da Fecomércio em Roraima, morreu de infarto fulminante enquanto dirigia pela Avenida Ville Roy, por volta das 8h dessa quarta-feira (21). Ele era candidato a vereador pelo PSB em Boa Vista e, na vida política, foi vice-governador do Estado de Roraima e presidente do PDT.

Ele se dirigia ao trabalho com a esposa, dona Yolanda Dias, quando sentiu fortes dores e desmaiou dentro do carro, próximo à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Aparecida, zona Norte.

O Serviço Móvel de Atendimento (SAMU) chegou rápido ao local para fazer o socorro, mas Dias não respondeu às tentativas de ressuscitação cardiopulmonar. Muitos curiosos foram ao local e, quando a notícia se espalhou pelas redes sociais, amigos e familiares do empresário também foram até o local.

HISTÓRICO – Airton Dias contribuiu com o Estado desde que chegou à região, há 37 anos, como militar da Força Aérea Brasileira (FAB), vindo a se tornar empreendedor nas áreas do turismo, máquinas, equipamentos, veículos. Nascido em Cornélio Procópio, no Paraná, o empresário veio para Roraima, participando ativamente da criação da Fundação Ambtec, da Câmara Venezuelano-Brasileira de Comércio e Indústria, do Sindiveículos e da Fundação Transparência Roraima.

Era proprietário do Eco Park, um dos maiores investimentos de turismo ecológico de Roraima. Sua trajetória foi marcada pela intensa atuação no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD em Roraima, presidindo por 25 anos a instituição. Em sua gestão, desenvolveu diversas ações, obras e atividades que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do Estado, com ações de capacitação profissional, educação, saúde, assistência, lazer, esporte e cultura.

Já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RR e Secretário Estadual de Cultura do Estado de Roraima. Fazia parte ainda da diretoria da Confederação Nacional do Comércio, membro da Câmara de Comércio Latina dos Estados Unidos da América e da Associação Ibero-Americana de Câmara de Comércio.

Governo decreta luto oficial e ALE suspendeu atividades

Airton Dias deixa esposa, filhos e netos, além de amigos que teve ao longo dos seus 67 anos. O Governo de Roraima decretou luto oficial de três dias no Estado em razão do falecimento dele.

“A governadora Suely Campos envia condolências em nome do povo de Roraima à família e aos amigos, externando o mais profundo sentimento neste momento de dor. Que Deus conforte o coração de todos e que a luz e o amor divino pairem sobre a alma dos que sofrem a súbita partida do ente querido, os console e lhes dê serenidade para superar a imensurável perda”, disse em nota.

O governo ressaltou a contribuição de Airton Dias no desenvolvimento do Estado como empresário e também como figura política, já que ele foi vice-governador na primeira eleição direta, em 1991, e secretário de Estado da Cultura, no ano de 2014. “Dias parte deixando lições de amizade, trabalho, profissionalismo e companheirismo”.

O Sistema Fecomércio e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) também se pronunciaram sobre o falecimento de Dias, que esse ano concorria a uma cadeira no Legislativo municipal. Ambas anunciaram luto e suspenderam as atividades na quarta-feira.

“Solidarizamo-nos com a família e amigos. Pedimos a Deus que conforte todos os corações e que dê forças para transformar toda a dor desta perda irreparável em fé e esperança”, diz em nota, a Fecomércio.

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) também se pronunciou. No comunicado, a Superintendência de Comunicação da Casa informou que os trabalhos previstos para a sessão ordinária de quarta-feira foram suspensos. A decisão partiu da Mesa Diretora da Casa, “em sinal de luto pelo falecimento do empresário”.

VELÓRIO – O corpo do empresário Airton Dias está sendo velado no Ginásio Poliesportivo do Sesc Mecejana, localizado na Avenida Venezuela, na zona Oeste. A missa de corpo presente será às 9h, no mesmo local, e o corpo sairá em cortejo às 10h, para sepultamento no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, zona Sul.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.