Cotidiano

Presidente da Fetec pede demissão após oito anos no cargo

Assume o posto deixado por Daniel Soares Lima o produtor cultural José Diego da Silva

Daniel Soares Lima não é mais presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Ele pediu exoneração após ficar oito anos e cinco meses no cargo. Em seu lugar, o prefeito Arthur Henrique (MDB) nomeou o produtor cultural José Diego da Silva (leia o perfil ao final da reportagem).

Lima presidia a Fetec desde 28 de julho de 2014, na gestão de Teresa Surita, quando assumiu interinamente a função que tem status de secretário municipal. A Fetec é o órgão que realiza eventos culturais e esportivos, como o Boa Vista Junina e a Copa Boa Vista amadora.

Enquanto Daniel Lima liderou a Fetec, houve a criação, por exemplo, da “maior paçoca do mundo”, que ano a ano tem batido recordes de produção e distribuição no arraial. Por outro lado, o ex-presidente enfrentava críticas nos bastidores, sobretudo, de vereadores por sua possível resistência em recebê-los – um deles, ouvido pela reportagem, afirmou que nem o conhece.

A Folha tentou contato com Daniel Lima por ligação e mensagem para apurar a razão que o levou a deixar o cargo, mas ainda não obteve retorno. Procurada, a Prefeitura de Boa Vista também não detalhou o motivo.

A gestão municipal também mudou a Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento, ao exonerar o advogado Leonardo Paradela do cargo de diretor-presidente para nomear a filha da ex-prefeita Teresa Surita, Luciana Surita, que dias atrás era superintendente do Sebrae Roraima. Paradela foi nomeado para o cargo de assessor executivo na Secretaria Municipal de Governo, nova pasta que presta assessoria direta ao prefeito de Boa Vista.

O novo presidente da Fetec


José Diego da Silva é o novo presidente da Fetec (Foto: Jonathas Oliveira/Semuc)

A Prefeitura apresenta José Diego da Silva como produtor, gestor cultural, professor, curador e artista das artes da cena. Ele é conhecido por desenvolver pesquisa, formação e trabalhos nas áreas do teatro, dança, música, artes visuais e performance por mais de 13 anos.

Trabalhou na gestão e produção de importantes projetos de artistas, instituições e festivais. Por oito anos, foi diretor de cultura e eventos da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos da Prefeitura de Manaus. Atualmente, está concluindo Mestrado em Artes Cênicas, com foco em gestão, curadoria e crítica de arte na Universidade Nova Lisboa, em Portugal.

*Por Lucas Luckezie