Cotidiano

Presidente do Detran-RR quer parcerias para conter mortes no trânsito

Em 2014, 174 pessoas perderam a vida no trânsito roraimense

Os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de 174 pessoas em Roraima, durante o ano de 2014. O número aumentou em mais de 20% no período de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para reverter a situação, o novo presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Juscelino Pereira, irá estabelecer parceria com as instituições do setor através da construção de um plano de combate e redução de acidentes, envolvendo ações educativas e repressivas. 

Conforme dados do Detran, somente em 2014, foram registrados 3.342 acidentes, gerando um aumento de 25,2% em comparação com o mesmo período de 2013, quando foram registrados 2.669 desastres automobilísticos. 

Entre os parceiros que serão procurados estão a Polícia Militar, secretarias estaduais de Segurança Pública, de Saúde e de Educação, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito.

O novo presidente do Detran entende que para solucionar o problema, é necessário o esforço de todos. “Queremos construir um plano com algumas entidades, para promover ações educativas, que são importantes para esclarecer e convencer as pessoas sobre as normas de trânsito. E as ações repressivas, de forma a complementar as educativas”, explicou.

Uma de suas prioridades é melhorar o atendimento ao usuário dentro do Detran, readequando espaços físicos e redefinindo algumas ações e procedimentos para diminuir o tempo de espera do usuário.

DADOS – Os locais com maior incidência de acidentes em Boa Vista são as avenidas Ataíde Teive, Princesa Isabel e Ville Roy, com 218, 104 e 104 acidentes, respectivamente. A maioria das colisões ocorreram no Centro e nos bairros Asa Branca e Mecejana.

A diretora de Fiscalização de Segurança no Trânsito, Angelice Janesko, destacou que a maior parte dos acidentes ocorrem aos finais de semana. “Na maioria dos casos, os condutores estavam alcoolizados e dirigindo em alta velocidade. Os acidentes ocorrem em sua maioria no período da madrugada, horário em que o trânsito é livre, o que acaba facilitando a ação de infratores”, explicou. 

Angelice destacou que quase todas as batidas onde há somente danos materiais, ocorrem nos horários de pico. “No início da manhã, meio-dia e final da tarde, o trânsito está congestionado. Grande parte dos condutores acabam dirigindo de forma imprudente e acabam contribuindo para o aumento destas estatísticas”, disse.